Blog Dicas

mdf

Como combinar padrões de MDF – Color Play

Por Anne Oelke – @marcenariaforadacaixa

Hoje vamos falar sobre combinações de cores nos móveis planejados.

Quando fazemos um projeto de interiores, várias questões devem ser levadas em consideração para que o design fique atraente em todos os sentidos, unindo assim a estética e a funcionalidade.

Pensando nas questões estéticas, a escolha correta das cores é fundamental. E para isso, podemos usar de algumas técnicas conhecidas. 

Uma das técnicas mais simples e que não tem erro, é a de combinações por COLOR PLAY.

Quando se fala de padrões de MDF, eles são nada mais nada menos que papel impresso com acabamento melamínico prensado sobre o substrato de fibras de madeira. Conseguimos ver uma série de opções diferentes no mercado, como padrões que remetem madeira, tecido, pedras, materiais decorativos ou mesmo cores sólidas ou metalizadas.

Ao fazer esta impressão sobre o papel, são usadas uma série de cores na composição para chegar à tonalidade desejada. Portanto, sempre que olhamos uma amostra de MDF, por mais que muitas vezes enxerguemos apenas uma cor predominante, como o marrom, por exemplo, para se chegar nela, foram feitas várias misturas. E é isso que quero mostrar aqui para você. 

Aprenda a exercitar o seu olhar para enxergar as cores de forma mais profunda do que apenas o resultado final ou superficial. 

Exercício: Pegue uma amostra de MDF qualquer. O ideal é pegar uma madeira, tecido ou pedra. Olhe para os veios e para a parte predominante e anote num papel todas as cores que você enxerga. 

Você sempre encontrará cores neutras, primárias, secundárias e terciárias. Porém seus olhos estarão super aptos quando vir as cores primárias e secundárias em um padrão de MDF. 

Quando pegamos um padrão mais avermelhado, amarelado, azulado ou esverdeado, por exemplo, faremos uma ligação com as sensações que as cores transmitem e personalidades das pessoas conforme as suas preferências por determinadas cores.

Não entendeu nada? Calma que eu vou te explicar melhor.

Veja este padrão: Pau Ferro Natural da Duratex. Quais cores você enxerga? O ideal ainda é ver direto na amostra de MDF e não na imagem abaixo.

Veja abaixo as cores existentes neste padrão. Há veios mais amarelados, alguns pontos pretos, mas a cor predominante do Pau-Ferro Natural sem dúvidas é o vermelho. 

Você consegue perceber isso?

Agora vamos analisar o padrão Carvalho Eterno. Como comentei, sempre é melhor ver o produto em mãos. E de preferência o painel como um todo. Mas neste padrão claro, a tonalidade verde ou esverdeada é predominante. Quando se fala de cor predominante, não significa que ela está gritante no padrão, mas que olhando como um todo, mesmo este tom estando leve e talvez imperceptível para algumas pessoas, ao utilizá-lo em um ambiente, trará as sensações que o verde proporciona.

Como funciona na prática a combinação por color play?

Você descobre as cores dos padrões que possuem mais informação (aqueles que têm mais cor e identidade para o ambiente). Aí você define as combinações baseadas nas cores encontradas no padrão principal.

Por exemplo: no Pau Ferro Natural há três cores de destaque: Amarelo, Vermelho e Preto.

Se eu escolher qualquer outro padrão que tenha estas tonalidades na composição, conseguirei uma combinação por color play. Lembre-se: Evite misturar dois padrões muito carregados. Sempre opte por um principal e outros complementares (como unicores, tecidos ou pedras).

Sempre que eu escolho um padrão que possui estas cores do color play, ao aplicar o MDF nos móveis ou em larga escala, a cor predominante escolhida se destacará em todos os padrões. Para ver os exemplos abaixo, tampe as demais imagens com um papel, deixando visível apenas a que deseja analisar.

Aqui apresento a combinação do Pau Ferro Natural com o Croma, padrões que possuem tonalidades semelhantes. Se aplicarmos ambos em larga escala, os veios e tonalidades parecidos com o Croma se destacarão no Pau Ferro Natural:

Já na opção do Pau Ferro Natural com o Lana, os veios mais claros do padrão principal se destacarão:

O mesmo ocorrerá com o Preto Trama, escurecendo o ambiente em que a combinação for aplicada:

Agora faremos a mesma coisa para o Carvalho Eterno. Mas lembre-se que o importante aqui é você entender bem o conceito para aplicar em quaisquer padrões e cores da sua escolha.

Primeiro passo: escolher padrão principal

Segundo passo: identificar as cores neste padrão

Terceiro passo: procurar um padrão que tenha cores semelhantes na composição.

É claro que quando olhamos o produto fisicamente conseguimos ter uma noção maior se gostamos ou não da combinação, e quando colocamos os padrões escolhidos em um projeto 3D, conseguimos visualizar melhor como ficará o móvel que estamos projetando quando aplicamos estas cores.

Ao analisar o Carvalho Eterno ao lado do padrão Titânio, é possível ver quase que uma tonalidade idêntica em ambos e uma combinação tom sobre tom dentro do color play.

Quando se usa o padrão Portoro ao lado do Carvalho Eterno, os veios mais escuros da madeira se destacam, deixando o ambiente mais sóbrio:

Já quando usamos o Nóbile juntamente ao Carvalho Eterno, deixamos no ambiente um aspecto mais acinzentado, consequência da presença das cores branco e preto no padrão (como vimos anteriormente):

Quando combinamos o Mint ao Carvalho Eterno, extraímos a presença do Verde no padrão principal, trazendo um efeito super esverdeado ao ambiente em que esta combinação é aplicada.

E aí, você já conhecia este conceito?

Bora observar estes detalhes e aplicar nos próximos projetos?

Agora quero falar sobre algo muiiito legal que pode nos ajudar a não errar nas combinações.

Você já conhece o Duratex Inspira?

Pensando em nos auxiliar no dia-a-dia, a Duratex já separou várias combinações especiais envolvendo diferentes técnicas, inclusive a do Color Play para nos fornecer uma apresentação extraordinária em forma de moodboards.

Você pode acessar o Duratex Inspira pelo computador ou pelo celular.

Basta ir em: duratexinspira.com.br 

Escolher a sua cor principal, que serão feitos automaticamente vários moodboards (cada um com três combinações diferentes).

Você pode compartilhá-los pelo whatsapp, salvar como imagem, usar em suas apresentações e até nas suas redes sociais.

Não é demais?

Aproveite e use esta ferramenta incrível em seus projetos. Se quiser, use o QR code abaixo para acessar o Duratex Inspira. 

Leia também