
Como conseguir linhas de crédito para marcenaria?
Para investir em novos equipamentos e modernizar sua marcenaria, as linhas de crédito são uma excelente opção, sendo inclusive essenciais para momentos de desafios econômicos.
A Gmad, entendendo o atual cenário e visando auxiliar na saúde financeira da sua marcenaria, encontrou algumas dicas e informações para você ter acesso as linhas de crédito.
Opções de linhas de crédito
Para marcenarias de pequeno e médio porte, existem dois tipos de linha crédito disponíveis.
Uma delas é o Crédito Emergencial (PRONAMPE), um programa de crédito do governo federal, para micro, pequenas e até médias empresas. Vale ressaltar que o acesso a esse tipo de crédito é bem restrito.
Outro, já mais conhecido, é o crédito bancário, que se trata de linhas de crédito oferecidas por bancos privados e pelo BNDES, sendo esse último o que apresenta mais crédito disponível.
No entanto, para ter acesso a esses créditos, é necessário ficar atento em alguns detalhes. Vamos a eles!
Identifique a real necessidade de crédito
Antes de buscar uma linha de crédito, priorize o que é mais importante para o seu negócio, então opte pelo financiamento de máquinas, equipamentos e busque recursos próprios para capital de giro. Isso porque o financiamento de investimentos fixos apresenta prazos e limites maiores, custos menores e garantias facilitadas.
Documentação regularizada
Uma marcenaria com uma boa organização financeira, normalmente já conta com uma documentação regularizada, neste caso é ainda mais importante. Por isso, tenha todas as certidões negativas da empresa, pagamento de impostos em dia, últimos balanços e demonstrações de fluxo de caixa e contrato social atualizado.
Vale destacar que, o CPF do proprietário e/ou dos sócios também deve estar ‘em dia’, uma dica é se inscrever no Serasa Experian para verificar a nota de crédito que lhe é atribuída.
Garantias a serem oferecidas
Apesar de existir alguns fundos garantidores (como o FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), é comum que as instituições financeiras exijam garantias complementares. Portanto, é importante mapear os documentos dos bens que serão dados como garantia às instituições financeiras.

Análise de taxas e linhas de crédito
Outra dica relevante é realizar uma análise comparativa de taxas de juros, carência e prazos ofertados por bancos e agência. Para isso, estude todos os custos e as formas de pagamento do empréstimo, para não comprometer seu fluxo de caixa e ter surpresas lá na frente.
Veja alternativas além dos créditos bancários:
– Empresas Simples de Crédito (ESC);
– Sociedades de Crédito Direto (SCD);
– Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte (SCMEPP);
– Financiamento coletivo (Crowdfunding) ou investidores anjos.
Máquina de cartão de crédito
A utilização de máquinas de cartão de crédito são uma ótima opção também, pois possibilitam a antecipação dos valores a serem recebidos e ajudam no capital de giro, sendo uma das principais linhas de crédito para marcenaria.
Gostou do post? Leia também https://gmad.com.br/blog/10-dicas-organizacao-financeira-da-marcenaria/
Informações: Formobile