Blog Dicas

ergonomia

Cuidando da sua saúde enquanto trabalha

Você sabe o que é ergonomia? 

Ergonomia é um estudo que analisa as relações entre o homem e a máquina e prevê como é a interação entre esses dois. Basicamente, é um grupo de “boas ações” desenvolvidas para melhorar o ambiente, proporcionando um espaço mais seguro e saudável.

No ambiente de trabalho é essencial, pois será responsável pelo cuidado da saúde do profissional, considerando suas ferramentas e sua atuação em cada lugar. Incluímos neste quesito fatores como postura, processos praticados, agentes, interações, etc.

Na marcenaria, uma má ergonomia pode afetar diretamente os marceneiros. Por esse motivo, reunimos 6 dicas para otimizar a ergonomia do seu ambiente de trabalho e melhorar a sua qualidade de vida dos trabalhadores.

Confira:

  1. Postura

Especialistas apontam que manter uma postura correta pode transmitir uma sensação de bem-estar com o decorrer do tempo. Coluna ereta, braços relaxados, pescoço reto e sem cair para a lateral, garantem um alinhamento adequado de sua estrutura óssea e evita que você sinta dores. 

  1. Equipamento de segurança

Nunca esqueça os equipamentos de segurança!

Essas ferramentas foram pensadas por profissionais que entendem exatamente como otimizar sua proteção. Além disso, procure aqueles que sejam exatamente do seu tamanho, nem muito grandes e muito menos justos.

Esse equipamento também deve ser adequado para a sua profissão. Capacete, luvas especiais, máscara, óculos, cada um deles tem uma função diferente. Pense em todos os riscos que você corre no seu trabalho e encontre aqueles que mais irão te proteger.

  1. Mobília

A mobília da sua marcenaria deve ser considerada com cuidado. As bancadas, por exemplo, precisam ter de 0,80 a 0,90 metros de altura. Elas também não devem ser muito profundas, fazendo com que você tenha que se esticar demais para alcançar algo.

Já as cadeiras, procure por opções anatômicas e giratórias, com espuma de densidade boa, apoio para braços e protuberância na lombar. Lembre-se, elas DEVEM oferecer regulagem de altura para que possam se adaptar bem.

Para outros móveis, é recomendável que tenham cerca de 1,30 metro. No entanto, você pode ler mais a respeito em uma matéria especial onde falamos sobre a altura dos móveis, tanto dos seus clientes quanto de seu ambiente de trabalho.

  1. Pés no chão

“Pés no chão” aqui não é no sentido figurado, mas literal. Pés bem apoiados no chão, ou em um apoio específico, garantem que sua coluna fique alinhada. Dessa forma, você reduz a pressão nas costas e tem menos estresse no decorrer do dia.

  1. Organização

Ambientes desorganizados são um perigo à sua segurança, afinal, objetos fora de lugar ou fios soltos aumentam os riscos de queda.

Portanto, cuide da organização da sua marcenaria. Mantenha cada ferramenta em seu devido local, deixe a fiação próxima das paredes e a passagem completamente livre.

  1. Ginástica laboral

Ginástica laboral são exercícios próprios para o ambiente de trabalho. São uma série de alongamentos que visam relaxar os músculos e reduzir a pressão das atividades, principalmente das repetitivas. Exercícios aeróbicos também são recomendados e podem te ajudar a ficar mais relaxado e trabalhar com conforto.

A sua saúde deve sempre estar em primeiro lugar e estamos aqui para garantir que você vá mais longe. Acompanhe nosso blog e tenha dicas exclusivas para fazer a sua marcenaria crescer com muito mais segurança.

Leia também