Blog Dicas

Closeup portrait of strong male hands shaving piece of wood with plane tool in carpenters workshop making furniture

O que fazer com os retalhos de MDF que sobram dos projetos

Se existe um fato que é unanimidade quando falamos com quem é dono do próprio negócio é a constante procura por novidades e soluções que possam otimizar processos e aumentar as vendas da empresa. E nas marcenarias isso não é diferente, não é mesmo?

Com o aumento do número de empresas do mesmo segmento, é essencial estar em constante aperfeiçoamento e buscando sempre novas formas de produzir e vender os móveis que você e sua equipe produzem. Se você procurar no mercado, não faltarão opções de novas ferramentas, materiais, produtos ou, até mesmo, de novos modelos de mobiliários que irão te auxiliar a criar móveis diferenciados em relação aos seus concorrentes.

Mas, e se te falarmos que não é preciso ir tão longe para encontrar novas possibilidades e soluções que podem influenciar a maneira com que você produz seus móveis e, ainda, aumentar suas vendas? Você já pensou que aquele pedaço de MDF que sobrou de algum projeto pode se tornar parte de outro ou, até mesmo, um novo móvel? Você poderá aproveitar em 100% os materiais comprados para produção, resultando em economia e sustentabilidade para o seu negócio.

Continue lendo este texto para saber o que você pode fazer com os retalhos de MDF que sobram dos projetos.

Crie parcerias com outras empresas

Sabe aquela feirinha ou aquela loja de artesanato perto da sua casa ou da sua marcenaria? Você já pensou que o que sobra na sua empresa pode se tornar a matéria-prima para a fabricação dos produtos que eles vendem?

Portanto, reserve um dia na sua agenda para visitar estes locais e oferecer os pedaços de MDF que sobram da sua produção. Você pode propor preços diferenciados para venda, assim como já combinar com que frequência você fará as entregas e como você poderá fazer isso.

Esta é uma forma de utilizar toda a matéria-prima que você adquiriu e ainda conseguir de volta parte do seu investimento, além de auxiliar e criar contato com outras pessoas e negócios.

O que pode ser criado

Na marcenaria podem ser criados diversos modelos de mobiliários com retalhos de MDF, confira algumas ideias.

Pequenos, grandes, quadrados ou retangulares, são variados os tamanhos e formatos dos retalhos de MDF que você pode encontrar. Mas, para criar um novo móvel é interessante que você encontre retalhos que se pareçam entre si. Para fabricar uma base de mesa, por exemplo, você pode utilizar pedaços em formatos de quadrados ou retangulares – você precisará somente colar cada pedaço, um em cima do outro.

Outras opções para desenvolvimento de projetos e fabricação são os bancos mais baixos (banquetas), que você pode reutilizar os retalhos até mesmo em cores diferentes; as  cabeceiras de camas, que podem ser feitas com os pedaços em formatos mais compridos e retangulares, que vão do chão até a uma altura adequada acima da cama; painéis para paredes e para televisões; aparadores de mesa; móveis para ficarem ao lado do sofá, como apoiadores de objetos, como copos e controles remotos; prateleiras para livros na sala; e nichos de paredes.

Leia também:

Utiliza o plano de corte

Se o seu objetivo for reaproveitar toda a matéria-prima no seu próprio local de trabalho, comece com o não desperdício de tudo o que você produz. Atualmente, existem ferramentas que podem te auxiliar neste processo: você pode utilizar um software específico que ajuda a otimizar o uso da chapa, que é chamado de plano de corte. Ele te ajuda a manter um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, sem tantos resíduos, além de reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de MDF.

Opções não faltam, não é mesmo? Veja como você pode vender os móveis produzidos na sua marcenaria por meio de uma nova tendência de mercado: as lojas comerciais.


Confira neste e-book técnicas para estruturar sua empresa, mudanças na legislação trabalhista e como ser um ótimo líder para a sua equipe.

como-montar-uma-equipe-de-sucesso

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

Aguarde...

INFOMAD GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro na loja para realizar compras.