Grupo GMAD
Você está em:
Loja Chapecomp
(49) 3319-7400

Blog Dicas

Confira as novidades do Imposto de Renda e o que mudou em 2019

Todo começo de ano, os cidadãos brasileiros já estão acostumados a cumprir uma série de obrigações: quem tem carro já se programa para reservar uma quantidade de dinheiro para pagar o IPVA, quem tem casa ou apartamento faz o pagamento do IPTU, quem tem filhos precisa fazer as compras do material escolar, e, assim por diante. Neste sentido, também entra como uma obrigatoriedade a separação dos documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda.

Este é um tributo federal sobre a renda, ou seja, sobre aquilo que você ganha e também uma forma de acompanhamento da sua evolução patrimonial. Para fazer isso, o Governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem seus ganhos anuais para a Receita Federal. Para que o Governo tenha acesso à todas as informações é necessário fazer a Declaração de Ajuste Anual para Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas – a apresentação de todos os ganhos e gastos em serviços, referentes ao ano anterior -, que sempre acontece no início de março até o fim de abril.

Para este ano, a declaração do Imposto de Renda 2019, ano-base 2018, apresentou algumas mudanças. Se você ainda não iniciou este processo, continue lendo este texto para saber quais são as novidades.

Prazo

O período para entrega da declaração está menor para este ano: de 7 de março a 30 abril, por conta da realização do Carnaval. Nos outros anos, os envios começavam no primeiro dia útil de março.

Dependentes

São exigidos que sejam enviados os CPFs de todos os dependentes e alimentados de qualquer idade. No ano passado, o documento era obrigatório para idade a partir de 8 anos.

Doações Diretamente na Declaração – ECA

Alteração do local da funcionalidade de doação ao ECA diretamente na Declaração. Até o exercício 2018, a ficha de “Doações Diretamente na Declaração – ECA” encontrava-se no Resumo da Declaração. Agora, está num local em evidência e integra o bloco de “Fichas da Declaração” facilitando a visualização pelo contribuinte.

Ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física: e do Exterior pelo Titular”

O título da coluna “Outros” foi alterado para “Pensão Alimentícia e Outros”, assim como o título da coluna “Dependentes” foi alterado para “Quantidade de Dependentes”.

Impressão da DIRPF e do Recibo

Diversas melhorias na impressão da DIRPF, como a organização da ordem de impressão dos rendimentos, pagamentos, bens e direitos.

Leia também:

Atualização automática

É possível atualizar a versão do aplicativo sem a necessidade de realizar o download no sítio da Receita Federal do Brasil na internet. A atualização poderá ser feita, automaticamente, ao abrir o PGD IRPF, ou pelo próprio declarante, por meio do menu Ferramentas – Verificar Atualizações.

Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet

O programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2019, não sendo mais necessária à sua instalação em separado.

Impressão do Darf

A impressão do Darf de todas as quotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais.

capa-ebook-guia-basico-de-adm-para-marcenarias

Alíquota Efetiva

Exibição da relação percentual entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis.

Recuperação de nomes

Ao digitar ou importar um nome para um CPF/CNPJ, o sistema armazenará o nome para facilitar o preenchimento futuro. Os nomes armazenados são nomes informados pelo declarante, manualmente ou por meio das funcionalidades de importação, não são fornecidos pelas bases da Receita Federal do Brasil. Após armazenados, os campos referentes aos nomes serão preenchidos automaticamente conforme CPF/CNPJ digitados. A funcionalidade poderá ser desativada no Menu – Ferramentas – Recuperação de Nomes.

Está com dúvidas se você, como marceneiro, pode emitir nota fiscal eletrônica? Aproveite a leitura e veja aqui.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias da GMAD. Não substitui o cadastro solicitado em nossas lojas, para realizar compras.