Grupo GMAD
Você está em:
Loja Chapecomp
(49) 3319-7400

Blog Dicas

Contrato também é importante na marcenaria

Formalizar suas negociações por meio de contrato não é para seu cliente. Traz segurança para a marcenaria também.

É indiscutível que a causa de sucesso de uma marcenaria é a qualidade de seus móveis, sempre com a estética e a funcionalidade presente em cada detalhe. No entanto, existe um fator que vai além das técnicas e habilidades marceneiras: a gestão do negócio.
Por mais que você crie mobiliários impecáveis, se sua empresa não for bem administrada e organizada, você poderá ter algum tipo de problema com seus clientes. Diante disso, é fundamental adotar um contrato de prestação de serviços que irá proporcionar segurança jurídica para ambos, uma vez que o documento vai expor e explicar todas as condições acordadas.
O contrato não precisa ser complexo e muito longo, mas precisar conter informações essenciais, confira quais são:

Detalhamento do serviço
Antes de tudo, é indispensável que o contrato contenha dados precisos do trabalho que será feito, como números de móveis produzidos, características deles e materiais utilizados. As informações técnicas também são primordiais e devem ser listadas em: altura, largura e profundidade; formato; cores; tintas; ferragens; madeiras; e até ferramentas.

Prazos
Outro item essencial do contrato é a determinação do prazo. Para evitar problemas e assegurar tanto seu serviço quanto a entrega, esse deve estar claro na documentação. É importante também estipular multas em caso de descumprimento do tempo combinado.

Pagamento
A especificação dos valores e a forma de pagamento também deve constar no contrato de serviços. Independente do acordo, isso serve para comprovar qual foi o valor acordado e as condições, principalmente, para precaver caso algo saia fora do previsto.

Garantias
A responsabilidade do marceneiro é dar garantias do seu trabalho em todas as etapas, desde a produção, transporte e montagem do mobiliário. Obviamente, isso também deve estar em cláusulas contratuais. Como diferencial, alguns marceneiros oferecem garantia estendida quanta a duração de madeiras e ferragens.

Evite problemas
Para se precaver de eventuais problemas como o chargeback, que é quando o consumidor entra em contato com a operadora solicitando o cancelamento da compra, a implementação do contrato também é primordial. Dessa forma, o marceneiro consegue comprovar a venda ou entrega do serviço, evitando que a operadora devolva o valor integral para o consumidor e cobre dele as taxas geradas no ato da compra.

Confirmação de entrega
Por fim, é recomendado formalizar a entrega do serviço. Esse documento servirá para que o cliente confirme que recebeu seu mobiliário em perfeitas condições e conforme o solicitado, ou seja, o marceneiro precisar ter uma minuta de entrega assinada pelo cliente. Clique aqui para um modelo.

Para facilitar ainda mais, confira aqui nosso modelo de contrato. Mas lembre-se, mesmo agora sabendo o que não pode faltar no contrato, é importante que, antes usar o documento, você o avalie com o auxílio de um advogado ou um consultor especializado.

Com informações: Portal eMóbile

Leia também

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]