
Gmad firma parceria com o HUB de Inovação da UEPG
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediará em 2020 um Hub de Inovação. O espaço projetado para integrar acadêmicos, empresas e instituições será no Campus de Uvaranas, em uma área de 10 mil m², inicialmente tendo um prédio de mil m² destinados para a inovação.
Segundo o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (AGIPI), o foco do Hub é pegar boas ideais e transformar em produtos que possam resolver os problemas ligados a sociedade local. “Esses problemas fundamentalmente serão resolvidos a partir de bases tecnológicas. Já temos algumas áreas mapeadas pelo Sebrae, indo além do agronegócio, contando com a indústria e o comércio. Nosso objetivo é que as empresas apresentem seus problemas e as startups criem soluções inovadoras para isso”, evidencia.
O projeto é composto por uma sala de incubação, com quase 300 m², que poderá receber uma média de 60 pessoas, isto é, aproximadamente 15 startups. Além de um coworking para empresas juniores e outras salas da diretoria, assessoria e convivência.
Espaço de Convivência
O Hub também terá um espaço de convivência com cerca de 150 m², aliás a Gmad entrará como parceira justamente na criação desse local, que será um espaço de descanso, troca de informações e jogos.
Para o professor Miguel, as parcerias são fundamentais para acelerar a abertura do Hub, pois as empresas auxiliam na dinamização do processo e também fortalecem o ecossistema. Ele ainda destaca que a Gmad tem um DNA que se assemelha ao ideal do Hub e reforça a importância da contribuição.
“A Gmad se preocupa com o desenvolvimento além dos muros da empresa, por isso sempre apoia iniciativas de inovação e também de universidades. E o Hub tem muito essa perspectiva, onde o que é aprendido dentro da UEPG irá transcender os muros da universidade”, enfatiza o professor.