4 modelos de carro para entrega de móveis
Se tem algo que pode tirar o sono do marceneiro é a entrega de móveis. Por mais que a atividade seja simples, basta um pequeno descuido para que alguma peça se danifique. E quando isso acontece, vem a dor de cabeça: é preciso que o item volte à fábrica para ser arrumado ou refeito, os custos da produção aumentam e o cliente fica insatisfeito com o atraso.
Para evitar que isso aconteça, além de cuidado com o transporte da encomenda, você pode investir em um carro adequado para a entrega de móveis. Confira abaixo 4 modelos que podem ser uma boa opção.
1. Vans de carga
Se quando chegou ao Brasil nos anos 90 a van era muito usada para o transporte de passageiros, hoje a situação se inverteu: a categoria é bastante comum para a entrega dos mais variados produtos, inclusive móveis. Em partes, isso se deve às restrições de circulação em grandes centros urbanos, o que impede a utilização de veículos muito grandes.
Além disso, as vans são espaçosas e há uma grande variedade de modelos, os valores são mais em conta que os carros maiores e a manutenção é econômica.
Integram essa categoria veículos como Mercedes Benz Sprinter, Renault Master, Fiat Ducato e Peugeot Boxer Furgon.
2. Carros utilitários
São considerados carros utilitários os modelos cujas características englobam a capacidade de carga de objetos e o transporte de pessoas sem a necessidade de compartimento externo, como uma caçamba. Eles possuem carroceria mais alta, são robustos e oferecem boa visão e controle ao motorista.
A categoria possui uma ampla área interna, além de porta-malas muito grandes como os sedans e as minivans. Isso os torna ideais para o transporte de cargas. Alguns modelos ainda permitem que os bancos traseiros sejam totalmente rebaixados, criando um amplo compartimento.
Diversas marcas produzem carros utilitários, entre os quais podemos citar: Chevrolet Tracker, Toyota SW4, Fiat Freemont, VW Tiguan e Mitsubishi ASX.
3. Caminhões ¾
Também chamado de caminhão toco, esse veículo é muito utilizado por empresas de médio e grande porte. Eles são altos o suficiente para uma pessoa de estatura média ficar em pé e caminhar no espaço de carga, possuindo bastante espaço para realizar a entrega de móveis.
Apesar de ser um caminhão, este carro é leve e possui dois eixos, possuindo capacidade de carregar até 4 toneladas. As carrocerias mais comuns desse veículo são o baú e a grade baixa.
Assim como os outros carros citados acima, várias são as marcas que fabricam os caminhões ¾, e o valor parte de R$ 120 mil.
4. Caminhão baú
É muito semelhante ao caminhão ¾. A diferença é que neste modelo a cabine de passageiros fica separada do compartimento de carga. É um dos carros mais utilizados para a entrega de móveis e para mudanças, pois é espaçoso e protege muito bem os itens transportados das intempéries climáticas. Ele pode ter no máximo 14 metros de comprimento e os modelos novos partem de R$ 200 mil.
Esses são os melhores modelos para a entrega de móveis, mas qual opção é a mais adequada para a sua marcenaria é algo que você precisa estudar com cuidado. Uma sugestão é começar analisando o seu volume de produção, o estilo de móveis que você fabrica e como está o seu financeiro. Com essas informações em mãos, você poderá tomar uma decisão mais consciente e certeira na hora de adquirir um veículo para sua empresa.
Acompanhe-nos no Facebook e no Youtube e fique por dentro das novidades do setor moveleiro!