
5 capacitações para você e seus colaboradores
Em um mundo em constante transformação e em que as mudanças são cada vez mais rápidas, é inevitável buscar por aperfeiçoamento profissional. E você não é exceção à regra. De nada adianta ser um marceneiro de mão cheia se você não acompanha a evolução do setor, como tendência de padrões e materiais ou novos estilos de móveis.
Consciente disso, você decide escolher um curso, mas qual escolher? Se você também tem essa dúvida, acompanhe este post! Nele, selecionamos 5 capacitações que são interessantes para você e para seus colaboradores.
1. Móveis
Você sabe melhor do que ninguém que, normalmente, a profissão de marceneiro é passada de pai para filho. Então que tal profissionalizar sua atuação — ou de seus funcionários — com um curso que aborda toda a cadeia produtiva moveleira?
Com duração de 1 ano e meio, essa formação do Senai capacita o aluno a atuar na gestão organizacional e nos processos de fabricação. Além disso, o estudante aprende a desenvolver a engenharia dos produtos e gerir os processos relacionados á atividade. Tudo, é claro, respeitando os procedimentos e normas técnicas, de qualidade, ambientais, de saúde e de segurança.
O único pré-requisito é estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso é oferecido em diversas unidades do Senai espalhadas pelo Brasil.
Leia também:
2. Segurança do trabalho
E por falar em atuação na indústria, não podemos nos esquecer de um fator primordial: a segurança do trabalho. Essa capacitação é focada justamente nisso, em manter os funcionários da fábrica seguros e sadios. O conteúdo ministrado aborda planejamento, coordenação e realização de ações prevencionistas em todas as etapas do processo produtivo. Sempre considerando as normas reguladoras, higiene e saúde do trabalho.
Assim como a sugestão anterior, esse curso dura 1 ano e meio e é oferecido pelo Senai.
3. Gestão financeira
Uma das áreas vitais para a saúde empresarial da sua marcenaria, a gestão financeira também pode ser uma das atividades mais difíceis de executar. Este curso, oferecido pelo Sebrae, visa desenvolver competências para o aprimoramento da tarefa. Durante as aulas, você aprende a analisar, controlar, planejar e até simular as informações para uma eficiente tomada de decisões.
Com duração de 3 meses, o curso é dividido em 3 módulos:
- iniciação, quando é realizado um diagnóstico das necessidades pessoais de aprendizado e das necessidades da empresa;
- desenvolvimento, que com o auxílio de um consultor e com um plano de capacitação personalizado faz uma avaliação individual do seu negócio e a aplicação imediata da gestão financeira;
- encerramento, quando é feita uma avaliação comparativa com o diagnóstico inicial e um relatório final.
O conteúdo aborda ferramentas e processos que possibilitam a organização financeira, a realização de projeções e a elaboração de um planejamento orçamentário, entre outros assuntos.
Leia também:
5. Design de interiores
Com este curso, o aluno aprende a elaborar, projetar e acompanhar a execução de projetos residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas. No Senac, a vantagem é que as aulas são a distância, então você estuda no local que preferir e no melhor horário para você.
Durante 13 meses você tem acesso a videoaulas e acompanhamento remoto de um professor. O curso é dividido em 3 módulos e conta com o suporte de podcasts animações e e-books, por exemplo.
As opções são inúmeras, como você pode perceber ao longo deste post. Basta que você opte por aquele que lhe trará os melhores benefícios e se dedique às aulas para aprender o máximo possível.
Quer conferir mais práticas interessantes para adotar em sua marcenaria? Baixe agora nosso guia do marceneiro inovador!