
6 características de uma marcenaria competitiva
Você, marceneiro, sabe que a busca por móveis sob medida está em constante crescimento. Em partes, isso se deve pelo aumento no número de moradias pequenas, pois com o espaço reduzido, é preciso um projeto exclusivo que o utilize da melhor forma. Com a procura cada vez maior pelo serviço, é natural que a competitividade entre as empresas suba. E para conquistar mercado, é preciso estar um passo à frente da concorrência.
Mas, afinal, o que caracteriza uma marcenaria competitiva? Se você está se fazendo essa pergunta, acompanhe o post! Estamos prestes a desvendar os segredos das empresas que se destacam neste ramo.
Afinal, o que é competitividade?
Antes de falarmos sobre quais as características de uma marcenaria competitiva, é preciso entender o que é competitividade. Esse conceito pode ser traduzido como a capacidade de uma empresa de executar o seu serviço com igual ou maior sucesso que seus concorrentes. Sempre, é claro, atendendo as necessidades dos clientes de acordo com os critérios de qualidade.
O que torna uma marcenaria competitiva?
Para brigar de igual para igual com as outras empresas, há uma série de características que a sua marcenaria deve apresentar. Confira:
1. Produtividade
Para se tornar uma empresa sólida no mercado, sua marcenaria deve ser produtiva. Em outras palavras, é necessário ser capaz de fabricar uma quantidade cada vez maior de móveis fazendo o melhor uso dos recursos humanos, da matéria-prima e do maquinário disponível.
Para aumentar a produtividade do seu negócio você pode tomar algumas medidas, como apostar em um layout funcional, investir em qualificação profissional e na melhoria dos processos internos e adquirir tecnologia.
Tenha em mente que quanto mais produtiva sua marcenaria for, mais baixo será seu custo de produção. Assim, você pode aumentar sua rentabilidade e se manter vivo no mercado.
Leia também:
2. Foco no cliente
Possivelmente este é o item mais importante para você superara concorrência. Quando você foca no consumidor e entende as reais necessidades dele, consegue diminuir o retrabalho e os ajustes nos projetos. Isso dá mais agilidade à produção e, consequentemente, melhora a produtividade citada acima.
Além disso, quando você compreende o cliente, consegue analisar melhor os processos da sua fábrica. Assim, as atividades que não influenciam na satisfação do público podem ser eliminadas, reduzindo custos e agilizando o trabalho.
Pergunte-se o que é importante para o consumidor e como você pode atendê-lo. Com essas respostas é possível traçar estratégias para melhorar os procedimentos da empresa.
Leia também:
3. Agilidade e transparência no orçamento
Lembre-se de que enquanto seu cliente orça os móveis com você, também o faz com outras empresas. Então seja ágil ao apresentar o valor e as condições de pagamento, sempre simulando algumas trocas de materiais.
Você também deve ser transparente no orçamento: deixe claro para o consumidor o valor dos materiais e prazo de entrega deles. Isso vai mostrar para ele que o preço é justo e está compatível com o mercado.
4. Fidelidade ao prazo de entrega
O cumprimento do prazo de entrega é primordial para a satisfação do cliente. Logo, também é um elemento importante para manter sua marcenaria competitiva. Portanto defina um deadline realista para a fabricação, mas que não seja extenso a ponto de espantar as pessoas.
5. Qualidade
O que toda pessoa busca é qualidade com um preço justo, portanto seja cuidadoso no momento da fabricação. Precisão da usinagem, marcações, fitamento e limpeza das peças proporcionam um diferencial nos detalhes do projeto.
Leia também:
6. Acompanhamento
A produção de móveis sob medida é um processo relativamente demorado, e isso pode deixar o cliente ansioso, chegando a questionar as decisões que tomou durante a realização do projeto. Para minimizar isso, mantenha-o informado sobre o andamento do seu pedido.
Informe a ele o início da produção, a etapa de acabamentos e quando as peças forem encaminhadas para o transporte, por exemplo. O consumidor ficará mais tranquilo e satisfeito com o seu atendimento.
Essas são as principais características de uma marcenaria competitiva. Apresentando-as, sua empresa vai permanecer forte no mercado e se tornar referência no setor. Portanto avalie seus processos atuais e, se necessário, reveja algumas práticas para garantir a competitividade e a perenidade do seu negócio.
Permaneça no blog e confira nossas dicas para o sucesso da sua marcenaria!
Conheça:
- Confira nesse e-book dicas para melhorar sua produção, ferramentas necessárias e cuidados que você precisa ter para garantir vida longa à sua marcenaria.