Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

mesa-acrilico

Acrílico na marcenaria

A inovação é um dos caminhos mais assertivos para conquistar e fidelizar clientes no setor moveleiro e, para manter a produção cheia de criatividade, é preciso não apenas atualizar o design, mas ficar de olhos nos materiais disponíveis no mercado.

E um produto que já é muito usado pela marcenaria europeia, mas ainda é negligenciado no Brasil, é o acrílico. Esta matéria-prima, quando bem aplicada, é sinônimo de sofisticação e, por consequência, lucratividade para os profissionais que apostam nela.

Na Europa, especialmente na Itália, o acrílico aparece tanto usinado como peça única quanto parte de um produto. Uma mesa, por exemplo, pode ser toda feita com o material ou combinar pés transparentes com um tampo amadeirado.

Modernidade e criatividade

Enquanto a primeira opção fica moderna e com ares futuristas, a segunda causa um efeito visual interessante e agradável, pois parece que a mesa está flutuando. A possibilidade de criação aumenta exponencialmente se levadas em consideração a variedade de cores, níveis de transparência e texturas.

Diretamente ligado à criatividade, o acrílico possibilita trabalhos e acabamento incríveis e únicos. As chapas podem ser personalizadas com serigrafia, transferência a quente, pintura com pistola ou películas de vinil, personalizando ainda mais os móveis.

Vantagens do acrílico

Resistentes a impactos e todos os tipos de intempéries, eles podem ser aplicados nos mais variados projetos, para todo tipo de área. Outra grande vantagem do acrílico é seu peso: extremamente leve, o material é de fácil manuseio, transporte e manutenção, além de reduzir o desgaste de dobradiças e rodízios.

É preciso apenas ter ousadia e olhar cuidadoso para misturar os elementos. Mas quando a combinação funciona, o acrílico passa a ser a estrela do ambiente, seja em peças transparentes – com móveis inteiros ou apenas detalhes “invisíveis” –, ou nas versões coloridas translúcidas. Ele pode estar presente em mesas, cadeiras, aparadores e prateleiras.

Para não errar, uma dica é usá-lo em pontos estratégicos. Pode estar em um quarto, como uma mesa de canto translúcida, ou em uma sala de estar, na forma de estante ou mesa de centro. Ambientes pequenos ainda ganham leveza quando o acrílico transparente é misturado aos móveis tradicionais.

Manuseio

Além de ser versável e contemporâneo, o acrílico é de fácil moldagem. As chapas podem ser cortadas, dobradas e moldadas com máquinas de madeira, necessitando de adaptação apenas nas serras, fresas e brocas (isso evita que o material seja danificado durante a produção).

Tomando este cuidado, esta matéria-prima pode ser cortada em serras circulares ou de fita (mas mesas utilizadas na madeira), ou com equipamentos de corte a laser. Esta última opção permite obter bordas lisas sem a necessidade de lixamento e polimento.

Como você pode perceber, incluir o acrílico no dia a dia de uma marcenaria não é difícil. Boa parte do material que se usa para isso já faz parte do cotidiano deste ofício, com exceção de uma máquina de impressão e de uma máquina de corte a laser específica para plásticos e acrílicos.

E também não há necessidade de se preocupar com a mão de obra: o marceneiro é o profissional com mais habilidade para manusear o material, precisando apenas aprender a trabalhar a plasticidade e a moldagem, que conferem características únicas a cada peça.

Por serem termoplásticas, as chapas podem ser facilmente moldadas com aquecimento em fornos, atingindo temperaturas em torno de 160°C. Já a colagem deve ser feita com cuidado para que as uniões sejam fortes, limpas e sem manchas. Use a quantidade da cola necessária e suficiente, facilitando trabalhos de acabamento como usinagem e polimento.

Fontes:

http://www.feiraformobile.com.br/blog/ja-pensou-em-aplicar-acrilico-producao-de-moveis-material-e-saida-para-diferenciacao-no-mercado/

http://www.limaonagua.com.br/curiosidades/artista-brasileira-conserta-moveis-de-madeira-quebrados-com-acrilico/

Revista Sob Medida, edição nº 100.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.