Como captar clientes para seu escritório de arquitetura
A dor de boa parte dos arquitetos é como conseguir conquistar novos clientes, especialmente para quem está iniciando a carreira. Com esse problema, surge também outra dificuldade. Sem clientes, não há como desenvolver um portfólio sólido para dar o ponta-pé no escritório. E aí, o que fazer? Depender da indicação de amigos ou partir para ação?
Para ajudar a clarear suas ideias, preparamos algumas dicas fundamentais para driblar essas e outras dificuldades.
Tenha um propósito
Ter o seu propósito de trabalho bem claro vai ajudar a direcionar seu tipo de atividade. Defina com quais tipos de projetos irá trabalhar ou se vai atender apenas uma demanda específica. O que importa é fazer o melhor. Esta etapa é muito importante para que seu futuro cliente possa lhe identificar e buscar seu trabalho em meio a tantos outros profissionais.
Idealize seu cliente
Definindo seu propósito, você vai começar a imaginar qual seu cliente ideal. Mas não fique só na imaginação. Elabore uma persona. Coloque no papel algumas informações sobre esse cliente: um nome fictício, a idade que ele teria, a profissão dele, os possíveis hábitos, as principais dificuldades dessa pessoa e porque ele procuraria um arquiteto. Desenhado o perfil, trabalhe para conquistar este cliente.
Entre para as mídias digitais
Utilize as mídias digitais como sua vitrine. É a hora de você usar o portfólio que possui, mesmo que pequeno, e divulgar. Comece pelo Facebook e Instagram, fazendo uma página em cada rede. Faça uma apresentação de seu trabalho com seu propósito; aproveite seus dotes com programas de design e crie capas, avatar (foto do perfil) e outros elementos de forma padronizada. É o seu escritório virtual e deve passar a mesma impressão de quem fosse ao local pessoalmente.
Você pode também utilizar o LinkedIn, que é uma rede de âmbito profissional, para divulgar seu trabalho, seu currículo, certificados e até mesmo escrever artigos para gerar autoridade no meio, se você gostar dessa área. Outra mídia bacana para arquitetos, que é bastante visual, é o Pinterest. Nele, você exibe seu portfólio e conecta-se a uma rede de imagens bem interessante. Um site também pode ser uma alternativa para complementar essa sequência. Mantendo uma atualização constante, você ganhará visibilidade.
Busque relacionamentos comerciais
Faça uma lista de quem são os principais profissionais que podem lhe ajudar a divulgar seu trabalho. Marceneiros, lojas de decoração, mestres de obras, construtoras, imobiliárias… Identificado isso, mantenha contato com esse pessoal e cultive esse relacionamento. Seja uma referência, esteja sempre presente, apresente seus projetos. Com isso, eles passam a lhe indicar aos próprios clientes.
Com essas ações, você está a um passo de conquistar novos clientes e transformar seu escritório em um espaço de referência.