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Como fazer parcerias pode aumentar suas vendas

Todo empresário e comerciante está em busca de formas para aumentar suas vendas, conquistar mais clientes e abranger novos públicos, certo? Pois uma das formas de fazer isso é também buscando formas criativas de fazer parcerias com gente que já está presente no dia a dia do negócio. No caso das marcenarias, você pode pensar em parcerias com arquitetos, fornecedores, paisagistas e outras pessoas ligadas ao ramo como forma de divulgar seu trabalho e expandir seu leque de clientes.

Seja qual for a parceria que você vai propor – ou para qual segmento/profissional do setor – é sempre importante pensar que ela precisa ser vantajosa para ambos os lados, não apenas para você. E que quanto mais frutos gerar, mais duradoura será. Além disso, também é essencial deixar claro quais serão as responsabilidades de cada parte no acordo, o que seu parceiro fará e quais são suas contrapartidas.

Parcerias com fornecedores

As parcerias podem funcionar de diversas maneiras e qual estilo vai funcionar melhor para você depende do estilo do seu negócio e seus clientes. Entre as mais comuns, estão parcerias com fornecedores. Você pode entrar em contato com aqueles de quem é mais próximo e propor algumas ações. Pode ser um desconto em determinado produto, por exemplo – o fornecedor oferece um desconto, você acrescenta mais um percentual e consegue chegar a um preço menor para o cliente final.

Vocês também podem bolar eventos ou ações promocionais que podem tanto ser realizados na própria marcenaria ou outro local. A pauta pode ser a divulgação de um lançamento do seu fornecedor para clientes em potencial ou arquitetos parceiros com objetivo de fechar negócios para o futuro. Ou durante o próprio evento, com alguma condição especial acordada por vocês.

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Parcerias com arquitetos e outros profissionais da área

A dupla marceneiro e arquiteto costuma funcionar muito bem. Então, sempre que puder, faça contatos e trabalhe em parceria com esses profissionais, que podem te trazer muitos novos clientes. Mais do que o contato ocasional e indicação mútua no dia a dia, você também oferecer seu espaço para reunir seus clientes, o arquiteto e os clientes dele.

Nesse caso, ele pode divulgar seus serviços e dar uma consultoria básica, enquanto você pode mostrar na prática algumas das ideias. Você pode ainda oferecer algum percentual sobre as vendas que tiveram participação direta dos arquitetos com os quais trabalha.

O mesmo tipo de parceria pode funcionar muito bem com outros profissionais ligados ao setor – como paisagistas, decoradores, lojas de decoração, plantas ou objetos para casa e até universidades e cursos profissionalizantes. Esse tipo de acordo pode envolver programas de fidelidade para os clientes finais, descontos por indicação, venda em consignação das suas pessoas ou até divulgação mútua nos espaços comerciais, boca a boca ou online. O céu é o limite e tudo depende da sua criatividade para encontrar opções que funcionem para conseguir mais clientes e vender mais.

Lembre-se sempre da regra de ouro de propor algo que seja vantajoso para ambos e deixe bem clara sua contrapartida, para que não haja frustração posterior. Se preferir, crie também um documento por escrito que vai conter as regras e acordos firmados entre as partes – e que será assinado por ambos também. Isso pode dar mais segurança tanto para você quanto para seu parceiro, além de dar também mais credibilidade à parceria.

E agora que você já está planejando suas parcerias futuras, saiba também porque é importante fidelizar os clientes.

 

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