Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

como-harmonizar-cores-e-moveis-no-ambiente

Como harmonizar cores nos móveis e no ambiente

Que os tons neutros são mais versáteis – e até mais fáceis de combinar – em um projeto ou ambiente, todo mundo sabe. Mas adicionar uma cor, ou até muitas delas, pode ser um jeito fácil de dar mais vida a um cômodo.

Afinal, as cores influenciam no humor das pessoas e interferem até mesmo na sensação de espaço. Elas podem fazer com que um ambiente pareça maior ou menor só de acordo com os tons escolhidos para móveis e paredes, por exemplo.

No caso de ambientes pequenos, a aposta mais certeira é nos tons mais suaves – ou então deixar as cores vibrantes apenas para pequenos detalhes. Já para espaços maiores, aí os tons mais fortes estão liberados mesmo em peças maiores de mobiliário, decoração ou mesmo nas paredes.

Circulo cromático

marcenaria

Uma das formas mais simples e conhecidas de fazer combinações de cores é usando o círculo cromático (ou roda de cores, como também é chamado). Basicamente, o circulo cromático é uma representação simplificada das cores que o olho humano enxerga – em geral, ele é dividido em 12 ou 24 fatias e vários subtons.

Há várias formas de combinar cores usando essa ferramenta – todas muito simples. Inclusive, vale salvar a imagem no celular para consultar quando surgir uma dúvida. As combinações que mais funcionam são as seguintes:

Complementares

São as cores que ficam de lados opostos da roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Para quem gosta de contrastes!

Análogas

São as que aparecem em sequência no círculo – você pode juntar duas ou três cores que fiquem uma ao lado da outra, como verde, amarelo e laranja, por exemplo.

Tríade

São três cores que formam um triângulo (ângulo de 60o entre uma e outra), como verde, laranja e roxo. Lembrando que as combinações valem para os subtons de cada cor também.

Coolors

marcenaria

O Coolors é um site e aplicativo (tem para iOS) que serve para te ajudar a montar paletas de cores harmônicas. Para quem estiver sem criatividade e quiser sugestões, é só ir apertando a barra de espaço que várias combinações de cinco cores vão surgir na sua tela.

Se um tom específico (ou mais) te chamar atenção, é só clicar no cadeado que aparece sobre ela – esse tom ficará fixado na tela e você pode ver as mais variadas combinações envolvendo aquele tom específico também apertando a barra de espaço. É grátis, muito fácil de usar e você ainda consegue salvar suas combinações favoritas.

Adobe Color CC

marcenaria

Para quem gostou de brincar com o círculo cromático e quer partir para o próximo nível, uma boa opção é o Adobe Color CC, que é um site gratuito da mesma empresa que produz softwares como Photoshop e Lightroom.

Nele, você consegue brincar com o próprio círculo – é só selecionar o tipo de combinação que está procurando (análogo, monocromático, tríade, complementar, etc) e você consegue ir encontrando as tonalidades que mais te agradam com facilidade. Também dá para ajustar os subtons que você busca, dos tons pastel aos super vibrantes.

Se você gosta de usar novas tecnologias, separamos mais alguns aplicativos para marcenaria que você pode usar para melhorar a produtividade do seu negócio. Confira aqui.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.