Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3924-4844

Blog Dicas

Como se adaptar às mudanças na comunicação com o cliente

Não é uma surpresa que houveram mudanças na comunicação com o cliente nos últimos anos, principalmente devido à popularização da internet. A lista telefônica foi substituída pelo Google, onde as pessoas buscam por todas as informações a respeito daquilo que estão considerando comprar ou contratar e, o “boca a boca”, agora pode ser comparado às avaliações e opiniões do público na página de cada empresa.

Não pense que as marcenarias escapam dessa realidade, pois os consumidores estão mais exigentes e a concorrência está acirrada em todos os segmentos. Mas calma, existem algumas técnicas para, não só contornar, mas aproveitar essa situação para conquistar e fidelizar clientes! Confira um passo a passo para reformular a sua estratégia de comunicação:

Conheça o seu cliente

“Aquele que deseja planejar e construir móveis” é uma colocação superficial. Não conhecer a fundo o público é um grande erro na captação de novos clientes.

Faça as seguintes perguntas:

  • qual a maior necessidade do cliente?;
  • como você pode supri-la?;
  • o que você oferece de diferente das outras marcenarias?;
  • o que faz os clientes abandonarem sua empresa?;
  • qual a condição financeira dos consumidores?;
  • qual é a faixa etária do seu público?;
  • como é a rotina deles?

Com a ajuda dessas questões, trace o perfil do cliente. Essas informações permitem entender qual é a dor e a necessidade das pessoas e o que elas esperam com o seu trabalho. Dessa forma, você pode moldar o atendimento e a proposta de acordo com os desejos e expectativas do cliente e, assim, oferecer um serviço personalizado.

Marque presença nas redes sociais

Estamos vivendo um momento em que quase tudo está migrando para os meios digitais e a tendência é que, cada vez mais, os atendimentos sejam feitos por e-mail, chamada de vídeo, rede social, site e etc. Por isso, a presença na internet tornou-se uma necessidade para qualquer negócio. É imprescindível estar onde os clientes estão e esse lugar é na internet! 

Mas não basta ter uma página nas redes sociais e não usá-la. É fundamental atualizá-la e mantê-la rica de informações e conteúdos atrativos para o consumidor. Depois de seguir o passo um e já conhecer o seu cliente, é muito mais fácil entender quais são as dúvidas e, assim, planejar conteúdos que serão úteis e esclarecedores e, ainda, apresentar a sua página como um canal acessível para contato e resoluções.

Converse com o seu cliente

A comunicação com o cliente é fundamental. Não demore a responder e-mails ou às mensagens nas redes sociais. Mostre ao cliente que você se importa em atender rapidamente o problema dele e traga as questões e respostas certas para mostrar que a sua marcenaria pode trazer a solução que ele precisa. 

Não deixe a conversa “morrer” no chat, agende um contato por ligação ou pessoalmente.

Ofereça soluções no lugar de produtos

A maioria das empresas mostra seu catálogo de mercadorias e informações técnica e acha que é o suficiente para prospectar um cliente. Que tal fazer diferente? 

Afinal, qualquer marcenaria pode ter o mesmo tipo de frenagem e painel com que você trabalha. Uma vez que você já conhece o seu público e ele já sabe que você é bom no que faz, ofereça uma solução, não um produto! 

Ele mora em apartamento pequeno e tem um pet? Apresente um rack para a sala com a caminha embutida, por exemplo. Há crianças na casa? Ofereça móveis com padrões amadeirados no lugar dos laqueados, pois são mais fáceis de limpar e disfarçam as marcas que os pequenos deixam ao tocar na mobília.

Siga a objetivo de trazer a solução e as pessoas sentirão que você não quer apenas vender o seu produto, mas resolver o problema delas e oferecê-las conforto, qualidade, praticidade e durabilidade.

Faça o “follow up”

Isso quer dizer: faça o acompanhamento dos clientes após o primeiro contato. Dessa forma, você acompanha a jornada de compra, entende mais sobre as necessidades de cada cliente e pode otimizar a estratégia e projeto de forma personalizada para aquele cliente, além de mostrar que a sua marcenaria se importa com as necessidades do público e criar uma relação de confiança. 

A cada contato, dê uma diretriz para o cliente, assim ele vai ver a sua marcenaria a solução e vai se sentir mais confortável e seguro para fechar um negócio.

O mercado está em constante mudança, assim como o comportamento de consumo do público, por isso é fundamental estar por dentro de todas as tendências e adaptar-se a elas. Então, para saber mais sobre formas de comunicação com o cliente, confira: https://gmad.com.br/post/como-atrair-a-persona-certa-nas-redes-sociais/

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais e confira diversos conteúdos produzidos especialmente para você, marceneiro!

Leia também

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]