
Conheça as cozinhas com aparência rústica, mas cheias de tecnologia
Todas as pessoas têm um lugar preferido dentro de uma residência, não é mesmo? Às vezes é a sala, o quarto, ou aquele cantinho no escritório. Mas, se tem um ambiente que é unanimidade neste quesito é a cozinha. Aquele lugar que é sinônimo de infinitas possibilidades e de grande apreço pelas pessoas.
Mais do que ser um espaço que resgata diversas lembranças e sentimentos – quem não lembra da cozinha da casa da avó? -, lá, as pessoas se reúnem para fazer as refeições, conversar, e reunir a família e amigos. Portanto, além de ser um ambiente funcional, prático e organizado, a cozinha precisa ser confortável e aconchegante.
Agora, você deve estar pensando em como aliar estes conceitos em um mundo onde a tecnologia toma conta de todos os produtos e espaços. Neste post, vamos te mostrar como é possível desenvolver o projeto de uma cozinha rústica, mas com elementos tecnológicos e inovadores.
Características do estilo rústico
Como o próprio nome já sugere, as matérias-primas mais utilizadas neste estilo são as mais simples e naturais possíveis, como a pedra, a cerâmica, o vime, o couro e, principalmente, a madeira. Os tons mais utilizados são aqueles delicados e neutros, como o branco, o bege e o creme, e também os pasteis, como o azul, verde, turquesa, nude, amarelo e marrom. Já para o acabamento, para dar aquela sensação de estar em um ambiente de fazenda, opta-se pela criação de texturas desgastadas ou que pareçam imperfeitas.
Características do estilo moderno
Para projetar um ambiente neste estilo, você deve pensar em três conceitos: praticidade, funcionalidade e na simplicidade das formas. As linhas retas e as cores predominantes – que se assimilam com o estilo rústico – são o branco, o marrom, o bege, e também o cinza, o preto e tons mais fortes, fazem parte de suas características. Com relação aos materiais utilizados, você pode optar pelos traços de aço inox cromado, assim como o vidro, couro, metal e madeira laqueada. Na hora de dispor os elementos dentro do ambiente, pense na organização e funcionalidade, além de uma forma estruturada e minimalista.
Ideias
Aliando as características principais destes dois conceitos, você pode sugerir, por exemplo, um piso de madeira escura e uma parede ou revestimento de pedras naturais. Outra opção, seguindo esta tendência, é a colocação de uma parede de cor clara, como o cinza e o branco, e um chão de ardósia. O efeito de tijolinhos atrás da pia ou do fogão ou o boiserie (moldura de parede que pode ser feita com madeira) também são interessantes para aqueles clientes que querem uma opção mais sutil para o ambiente.
Os eletrodomésticos por si só já trazem o ar de modernidade para o espaço, então, você pode aliar, por exemplo, o fogão por indução (cooktop) na bancada de granito e, acima, prateleiras de madeira mais rústica para a colocação dos utensílios domésticos (pratos, xícaras ou panelas) – outra tendência muito forte e característica das cozinhas de fazendas. Além disso, o seu toque de modernidade e inovação pode ser na própria iluminação – atualmente, existem diversas opções de luminárias com design e formas contemporâneas.
Aproveite para conferir a tendência dos móveis planejados em ambientes comerciais.