Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Conservação e limpeza dos móveis.

Quem planeja um ambiente sempre quer que os móveis permaneçam com aspecto de novo por muito tempo. Para que isto seja verdade, alguns cuidados especiais são necessários, e provavelmente seus clientes não sabem disso. Então hoje daremos algumas dicas básicas de manutenção para que você ensine sua clientela a cuidar bem dos móveis, garantindo durabilidade a estes.

1) Limpeza:

Como os principais materiais usados na marcenaria são o MDF e o MDP, é preciso evitar o contato com líquidos. A higienização deve ser feita com um pano levemente umedecido e sem uso de produtos quimicamente abrasivos. Se os móveis estiverem em cozinhas ou banheiros deve-se evitar que toquem o piso ou o box. A água também deve ser evitada, pois danifica todos os tipos de madeira.

Foto 1

2) Umidade:

É uma das principais inimigas da conservação dos móveis. Por isto, evite toalhas molhadas sobre portas de armários ou, se virar algum líquido, seque em seguida.

3) Luz:

Ao contrário do que se pensa, o sol pode estragar o mobiliário, especialmente amadeirados, alterando a cor e as características originais. Por isto, feche cortinas e persianas em horários de pico, permitindo que apenas a luz indireta incida sobre os móveis.

Foto 2

4) Produtos:

O uso de antimofos para planejados (vendidos em casas especializadas) é recomendado para cozinha, banheiros e lavanderia, sempre aplicado nas partes que estão próximas ao chão. Produtos químicos de limpeza geral devem ser evitados, pois a maioria dos planejados já recebe um tratamento antimicrobiano em sua confecção.

5) Manchas:

Se houver alguma mancha persistente no armário, pode-se utilizar uma esponja macia com sabão neutro (diluído em água), seguida imediatamente de um pano limpo e seco.

black ink spill near red pen on table

6) Empenamento:

Para evitar que o móvel entorte, é necessário distribuir de forma homogênea o peso dos objetos que coloca em cima dele.

7) Lustra móvel:

Pode ser utilizado. Ele devolve o brilho e traz uma película que evita um maior acúmulo de poeira. Mas se usá-los deve-se ter em mente que isto pode dificultar uma eventual repintura do móvel, pois pode reagir quimicamente com os produtos de pintura que forem empregados.

8) Vidros:

Para as portas de vidro, um com pano limpo com álcool remove a grande maioria da sujeita. Dê preferência ao álcool 70% específico para limpeza.

Foto 4

9) Acessórios:

Puxadores em metal podem ser de aço, alumínio ou ferro. Para evitar a ferrugem, não deixe corrosivos perto destes materiais, nem produtos como cloro e similares.

10) Laqueados:

A laca é um tipo de resina que reveste a madeira e aumenta sua durabilidade. Para limpá-la, o procedimento com pano levemente úmido ou esponja e sabão neutro diluído é válido. Para conservar o acabamento, há a possibilidade de uma reaplicação da resina ao longo dos anos. Para manchas mais resistentes, como riscos de caneta, pode-se eventualmente usar um pano levemente umedecido com álcool doméstico, mas antes teste em uma parte não visível do móvel para observar qualquer reação. Via de regra, evite o álcool.

Foto 5

11) Mármores e granitos:

Utilize um pano úmido e esponja com sabão neutro para limpeza diária, mas nunca use palha de aço para retirar as manchas. Para evitá-las, evite ao máximo o contato com líquidos escuros, oleosos, ácidos e gorduras.

Foto 6

12)  Panos:

Tecidos usados na limpeza doméstica geral podem conter partículas abrasivas e riscar o acabamento. É recomendável optar panos novos ou que sejam destinados exclusivamente para este fim. As flanelas são boas por serem mais macias.

Fontes:
http://tomazonimobili.com.br/2014/09/como-aumentar-durabilidade-de-seus-moveis-planejados/
http://www.casamoveisedecoracao.com/2016/03/como-aumentar-durabilidade-do-seu-movel.html
http://www.tigresplanejados.com.br/dica-78-dica-como-aumentar-a-durabilidade-dos-seus-moveis-planejados
http://moveisrimo.com.br/blog/2012/01/como-limpar-e-conservar-seus-moveis/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.