Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Ferramenta-Bosch

Conservando ferramentas elétricas

Ferramentas elétricas são fundamentais em toda marcenaria. Muito utilizados, estes equipamentos tendem a se desgastar com mais rapidez, e a falta de cuidado, além de acelerar este processo, pode representar um risco para quem a manuseia.

Considerando que o custo para conservá-las corretamente é bem menor do que reduzir a produção, sofrer um acidente ou repor a ferramenta, separamos algumas dicas para que você mantenha estes instrumentos sempre prontos para o trabalho.

Armazene-as corretamente

Esta é a primeira questão a ser observada para manter suas ferramentas elétricas em boas condições. Os equipamentos devem ser mantidos em locais secos e longe de umidade, por isso, preste atenção se não há goteiras ou infiltrações em sua oficina.

Se você preferir, pode acomodá-las nas caixas dos fabricantes, mas se você não as tiver mais, os mercados vendem caixas específicas para estes instrumentos. Este tipo de embalagem, além de conservar, facilita o transporte.

Não corte as tomadas

É muito comum cortar o plugue que liga as ferramentas elétricas na tomada, ou retirem o terceiro pino para que elas se adaptem a qualquer tipo de saída. Mas não faça isso! Esta atitude pode colocar em risco a segurança do operador e de qualquer pessoa que esteja perto do equipamento.

Lembre-se que os plugues garantem a estabilidade da corrente elétrica, evitando curtos. O ideal é que você sempre tenha em mãos uma extensão que compatibilize a ferramenta à tomada em que será ligada. Também esteja atento à voltagem. A maioria dos equipamentos são bivolt, mas alguns operam apenas a 110V, como as parafusadeiras.

Use-as adequadamente

Cada ferramenta tem uma finalidade, e você precisa respeitar isso. Em hipótese alguma utilize um instrumento para realizar um trabalho ao qual não é destinado. Não se deve, por exemplo, usar uma furadeira sem impacto para furar paredes e concretos, pois pode danificar seriamente o equipamento.

Esteja atento à potência da ferramenta e verifique se ela é realmente adequada ao trabalho. É um hábito pequeno que pode prolongar bastante a vida útil de deus instrumentos de trabalho.

Faça a limpeza diariamente

Esta prática evita que resíduos fiquem acumulados e obstruam a saída de ar, o que pode queimar a ferramenta elétrica. Para limpá-las, primeiro desconecte-as da fonte de energia e, em seguida, use um pincel seco ou compressor de ar para soprar a sujeira. A parte externa pode ser higienizada com uma flanela limpa.

Aproveite que já está fazendo a limpeza e lubrifique os utensílios para evitar que eles enferrujem.

Realize revisões periódicas

Até mesmo aquelas ferramentas usadas com menos frequência devem ser revisadas ao menos uma vez ao ano. Cheque se as peças e engrenagens estão bem lubrificadas, se há sinais de ressecamento, rachaduras nos cabos ou ferrugem. Para garantir segurança e qualidade, siga as instruções de cada manual.

Sempre preste atenção nos ruídos produzidos pelos instrumentos. Trepidações e barulhos foram do normal devem ser escutado com cuidado e, se você perceber que há algo estranho, leve a ferramenta para manutenção.

Substitua peças gastas

As ferramentas, assim como os carros, sofrem desgastes e precisam de eventuais reposições. O tempo de vida de algumas peças já vem estipulado pelo fabricante, como rolamentos, anéis de isolamento, retentores e parafusos de aperto. Respeite estes prazos e seus equipamentos terão maior durabilidade.

Adotando essas iniciativas no seu dia a dia, a vida útil e a qualidade das suas ferramentas irão aumentar e, consequentemente, sua capacidade e segurança de trabalho também. E lembre-se: sempre manuseie estes utensílios com os devidos equipamentos de proteção individual.

Fontes:

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/especial-publicitario/loja-do-mecanico/noticia/2016/12/cuide-corretamente-das-suas-ferramentas-eletricas.html

http://www.blogdaobra.com.br/saiba-como-manter-as-ferramentas-eletricas-em-bom-estado/

https://www.google.com.br/search?q=marcenaria+conservar+ferramentas+el%C3%A9tricas&oq=marcenaria+conservar+ferramentas+el%C3%A9tricas&aqs=chrome..69i57j69i60.8074j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8#q=marcenaria+cuidados+ferramentas+el%C3%A9tricas&start=10

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.