
Cores da Marcenaria em 2016
Autoridade mundial em cores, o Instituto Pantone definiu o Rosa Quartz e o Azul Serenity como os tons de 2016. A justificativa da empresa é trazer, para dentro de casa, tranquilidade, bem estar e suavidade, fugindo de todo o estresse e do caos do mundo externo.
Para combinar com esta tendência, o cinza quente marcou presença no Salão do Móvel, realizado em Milão, na Itália. Especialmente em cozinhas e salas, a tonalidade confere elegância aos móveis. Se a ideia é ter um ambiente mais leve, a paleta de cinzas, incluindo os laqueados, fica muito bem com o Rosa Quartz.
AS CORES NA MARCENARIA
Aliás, o rosa também apareceu na marcenaria do Salão, dando suavidade e aspecto vintage aos armários. O foco nestas tonalidades traz tranquilidade ao espaço.
A versatilidade do Quartz é grande, e é preciso deixar para trás a ideia de que rosa não pode ser utilizado por homens. A cor, quando combinada com o clássico preto & branco ou com móveis mais geométricos, deixa o ambiente urbano e com ar masculino.
O Azul Serenity e suas variações também se sobressaem nas tendências de decoração para 2016. A tonalidade transmite tranquilidade e fica harmoniosa com móveis amadeirados.
POR QUE DUAS CORES EM 2016?
Uma das razões para que a Pantone tenha escolhido duas cores – em vez de uma, como é tradicional – para este ano é que as tonalidades combinam entre si, e podem ser utilizadas juntas. Aqui, o que vale é a criatividade e bom senso: tanto o Serenity quanto o Quartz podem estar nas paredes, sofás, itens como almofadas e mantas e até eletrodomésticos.
Os armários ainda podem ser coloridos, mudando completamente o clima de ambientes como a cozinha.
DICAS DE USO
Na marcenaria, madeira e laqueados são algumas opções de revestimento em alta. A dica este ano é, antes de definir os móveis, escolher o sofá, que em 2016 é o protagonista da sala. A partir do modelo e cor deste item, fica mais fácil optar pelos armários, a fim de tornar o espaço agradável e harmonioso.
Para revestimentos amadeirados, os carvalhos bem claros e naturais são a aposta do ano. Podem estampar tampos de mesas e armários de salas, especialmente se combinados a elementos de decoração mais simples. Veios, nós, grandes catedrais e texturas que tragam a naturalidade da madeira também estão em evidência, enriquecendo e valorizando os móveis, independente da tonalidade.
Por fim, as madeiras, os tons neutros e design com linhas retas são fortes características do estilo escandinavo, que ao lado de móveis monocromáticos continua no auge este ano. Com eles, compor a decoração em tons variados, com texturas e metais é uma excelente estratégia para quebrar a monotonia do espaço, deixando-o moderno e alegre.
Fontes
https://marcenaria-d.com/category/tendencias-em-marcenaria/
http://www.marcenarialucasmoveis.com.br/principais-tendencias-para-sua-casa-em-2016/