Dicas de decoração para aquecer a casa no inverno
O inverno chegou com tudo e se aquecer virou uma prioridade. Mas para espantar o frio não basta apenas buscar aquele casaco de lã no fundo do armário. A sua casa também precisa de atenção, pois ao invés de reter calor, ela pode estar absorvendo o ar gelado da estação. Neste post, damos algumas dicas de como esquentar seu lar nestes meses de baixas temperaturas, utilizando técnicas de decoração e marcenaria.
ILUMINAÇÃO
Uma das estratégias para aquecer é utilizar a iluminação amarela. Ela dá aconchego e favorece o descanso, sendo muito recomendada para quartos, salas e ambientes de estar. A luz ainda pode ser utilizada na marcenaria em nichos ou painéis de TV, fornecendo iluminação indireta. Além de aquecer o ambiente, deixa-o aconchegante e induz o relaxamento.
CORES
As cores influenciam na temperatura ambiente, por mais que você não perceba. Por isso, o ideal é optar por cores quentes – como amarelo, vermelho, laranja e roxo – ou tons mais escuros. Essas cores ajudam a deixar os espaços mais aconchegantes porque absorvem melhor o calor.
A sensação de acolhimento é maior em um ambiente com estas cores, e o mesmo vale para a mobília. Armários, painéis, aparadores, prateleiras que utilizem estas paletas ajudam o cômodo, além de dar vida e alegria.
Mas quem não quer investir em móveis tão marcantes, pode optar por revestimentos mais claros e utilizar objetos de cores quentes para aquecer o espaço. Lembrando que parcimônia e bom senso sempre devem ser utilizados para não poluir a decoração.
MANTAS E ALMOFADAS
Mantas no sofá, além de decorá-lo, acrescentam um pequeno cobertor à sala. As almofadas também ajudam a aquecer o espaço, além de deixá-lo mais aconchegante. Para isto, o ideal é apostar em tecidos de fibras naturais (algodão, linho, lã, seda), já que absorvem a unidade do ar e retêm o calor. Cuidado com as fibras sintéticas, pois apesar de esquentarem, não respiram e tendem a manchar e acumular odores. Mantas e almofadas vão bem com qualquer sofá – lisos, estampados e de tecidos diversos – e com qualquer tipo de móvel, desde a madeira crua aos laqueados.
REVESTIMENTOS EM MADEIRA
Os revestimentos em madeira também ganham espaço no inverno, substituindo pedras, azulejos e cerâmicas. A razão? Além da estética, os amadeirados absorvem calor e passam a sensação de conforto e relaxamento.
TAPETES
E como o piso também merece destaque quando o assunto é inverno, usar tapetes em casa ajuda a espantar o frio. Eles evitam o contato direto com o chão e aumentam significativamente o aconchego do espaço. Como existem diversos modelos, tamanhos, cores e tecidos, é possível escolher um diferente para cada ambiente. Para seguir as tendências, quanto mais felpudo, melhor.
Fontes:
http://www.morar.com/vivamorar/2011/07/dicas-de-como-aquecer-a-casa-no-inverno.html
http://www.blog.lolahome.com.br/quarto-quente-no-inverno/
http://luanamarianaarq.blogspot.com.br/2014/02/luz-branca-ou-luz-amarela-saiba-como-e.html
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/83/imprime261627.asp