Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Decoração Moderna com Vintage e Retrô

Uma tendência que tem agitado o setor de decoração é a mistura de objetos antigos e modernos no mesmo ambiente. A ideia é compor espaços que tenham a funcionalidade das tecnológicas e o aconchego trazido pelos itens clássicos. Este resgate de objetos que fizeram sucesso em décadas passadas dá vida ao ressaltar a beleza e o charme de outras épocas.

DIFERENÇA ENTRE VINTAGE E RETRÔ

Mas primeiro é preciso diferenciar vintage de retrô. Sim, os termos referem-se a estilos diferentes, apesar de serem usados erroneamente como sinônimos.

  • Vintage: itens de fabricação da época a que se referem. Para ser considerado vintage, é preciso ter entre 20 e 100 anos (acima disso já é antiguidade). É aquela peça que ficou esquecida por muito tempo, mas que, quando restaurada, torna-se um belo objeto de decoração.
  • Retrô: item novo, mas com design antigo. É aquilo que fez sucesso décadas atrás e que, por conta disso, continua sendo fabricado com algumas atualizações, como os gramofones com saídas USB. Outro exemplo é o frigobar retrô da Brastemp.

Esses estilos são marcados pelas suas oposições nas cores. Enquanto no retrô predominam tonalidades fortes (principalmente primárias) como o vermelho, azul e amarelo, o vintage é marcado por cores mais suaves como rosa bebê e azul claro. Mas quando combinados de forma harmônica, estes dois estilos se tornam complementares e são capazes de produzir uma combinação poderosa.

foto 9foto 8

foto 10

 

UNINDO O MODERNO AO ANTIGO

Para criar uma decoração que una o moderno ao antigo, é preciso prestar atenção às cores. Tudo vai depender dos tons utilizados no mobiliário. Se no ambiente predominarem tons neutros, pode-se apostar em itens antigos mais coloridos. Ou se os móveis forem mais vivos, itens retrô ou vintage devem ter tonalidades neutras. A ideia é contrastar e criar um espaço que seja alegre e aconchegante.

foto 7

foto 11

 

COMBINANDO COM OUTROS ESTILOS

Retrô ou vintage, estes móveis são muito versáteis, pois podem combinar com outros estilos, sendo o ponto de destaque da decoração. A principal dica para não errar é o bom senso para que a peça harmonize com o espaço e não fique deslocada. Para acertar, o ideal é não exagerar na quantidade, nem deixar dois itens de muito destaque muito próximos.

Na sala abaixo, o painel para a televisão foi feito com madeira de demolição, dando um toque rústico, enquanto o móvel antigo ganhou gavetas laqueadas azuis, deixando-o mais alegre e, de quebra, acertando em cheio na cor de 2016, de que falamos aqui. A composição ficou mais harmônica com a bandeja amarela e as garrafas na mesma tendência antiga.

foto 1

Sofás e móveis com linhas retas, muito utilizadas na marcenaria moderna, combinam bastante com objetos antigos. Esta sala contemporânea ganhou um aparador retrô, cuja cor ainda pode ser vista nas almofadas. A delicadeza aumenta pelo entalhe rococó no móvel, também presente no papel de parede e no lustre.

foto 2

Quartos com tons claros podem ganhar um destaque interessante com um móvel antigo e escuro. Detalhes arredondados e em madeira escura, valorizados nas décadas passadas, fazem toda a diferença para quebrar a monotonia do ambiente.

foto 3

Na cozinha, as geladeiras antigas dão um toque especial à decoração. Armários modernos, com laqueados, vidros e linhas retas, harmonizam bem com eletrodomésticos de outras décadas. Para dar mais sofisticação e contemporaneidade, o cinza e o preto são as cores mais recomendadas. A geladeira vermelha com linhas curvas dá alegria e quebra a simetria dos armários.

foto 4

foto 5

Mas para quem não quer investir em algo tão marcante quanto a geladeira ou o fogão, uma dica é utilizar elétricos que remetam ao passado, como batedeiras, liquidificadores, torradeiras e balanças. Uma bancada especialmente pensada para deixar à mostra estes objetos dá personalidade à cozinha.

foto 6

http://esposasonline.com.br/penteadeira-vintage-decoracao-retro-moveis-antigos/

http://toquesdatoque.com.br/as-tendencias-de-decoracao-que-vao-transformar-a-casa-em-2016/

http://www.favoritaplanejados.com.br/blog/2016-esta-chegando-saiba-as-principais-tendencias-em-decoracao/

http://www.ciamoveis.com/cianews/a-decoracao-com-estilo-retro/

http://casaeconstrucao.org/decoracao/decoracao-vintage-retro/

http://www.blog.lolahome.com.br/decoracao-antiga-e-moderna/

http://www.blog.lolahome.com.br/decoracao-antiga-e-moderna/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.