Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

decoração-para-idosos

Dicas de decoração para casas com idosos

O último Censo, realizado em 2010, revelou que pela primeira vez o número de idosos no Brasil superou o de crianças com até quatro anos.

De acordo com a pesquisa, as pessoas com mais de 65 anos movimentaram R$ 260 bilhões, o que representa 10% do consumo total do país.

decoração-para-idosos

Hoje, a quantidade de pessoas na “melhor idade” já supera os 23 milhões, e adequar produtos para atender às necessidades desse público é uma estratégia importante para o setor moveleiro.

Para que os lares de pessoas nesta faixa etária sejam seguros e confortáveis, alguns fatores primordiais devem ser analisados.

decoração-para-idosos

CÔMODOS COM CIRCULAÇÃO AMPLA

Os cômodos, por exemplo, requerem circulação ampla, com pontos de apoio e com pouco ou nenhum desnível, que devem ser sempre bem sinalizados. Confira abaixo alguns itens que precisam ser levados em consideração quando se atende esse cliente.

decoração-para-idosos

MÓVEIS COM BORDAS ARREDONDADAS

Os móveis devem ter bordas arredondadas, que não deixarão hematomas ou machucados mais graves em caso de colisões. Para evitar acidentes, vidros e materiais cortantes não são recomendados, e o recomendável é que os móveis possam ser fixados no chão ou na parede.

Armários resistentes e com pés antiderrapantes – para que as pessoas possam se apoiar – também são importantes.

decoração-para-idosos

QUARTO CONFORTÁVEL

No quarto, a cama deve ter entre 45 cm e 50 cm de altura (aproximadamente no nível do joelho) permitindo apoiar os pés no chão quando o idoso estiver sentado.

Para o criado mudo, recomenda-se a mesma altura (no máximo 10 cm mais alto), e os interruptores perto da cabeceira são recomendados, assim a pessoa não precisa se levantar no escuro para acender a luz.

decoração-para-idosos

FACILIDADES NOS GUARDA-ROUPAS

Os guarda-roupas ideais para este público têm portas leves e maçanetas que facilitem o ato de fechar e abrir, com cabideiros baixos e luz interna.

decoração-para-idosos

MÓVEIS ACESSÍVEIS

Os demais armários precisam de portas e gavetas fáceis de abrir, não muito altos e com prateleiras acessíveis sem que haja a necessidade de levantar muito os braços. As pias e bancadas recomendadas têm de 85 cm a 90 cm de altura.

decoração-para-idosos

SALA DE JANTAR

Na sala de jantar, o ideal é que a mesa tenha 75 cm de altura e que os demais móveis possuam puxadores de gavetas em forma de alça e fechaduras de portas em alavanca com bordas arredondadas.

decoração-para-idosos

BANHEIROS SEGUROS

Por fim, as bancadas de banheiro devem ficar entre 80 cm e 85 cm, com recipientes para escovas, remédios e demais itens em material inquebrável. Barras de segurança são recomendadas, evitando acidentes em pisos úmidos ou escorregadios.

decoração-para-idosos

Fontes:
http://www.simplesdecoracao.com.br/cuidados-com-o-idoso-no-design-de-interiores-e-arquitetura-2/
http://www.emobile.com.br/site/design-e-decoracao/o-design-certo-para-terceira-idade/
O Brasil idoso: um nicho de mercado, 2011. Relatório realizado pelo Sistema de inteligência setorial (SIS), do SEBRAE.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.