Dicas de texturas para a decoração
Presentes nas principais feiras internacionais deste ano, as texturas conquistam pela beleza, elegância e pelo toque de naturalidade que dão aos móveis.
ESTÍMULO AO TOQUE
Além de valorizar o mobiliário, elas despertam o sentido tátil, e “convidam” ao toque, permitindo uma experiência diferente no ramo da marcenaria.
De acordo com o site Habitus Brasil, a vontade de tocar armários texturizados está diretamente relacionada à nossa convivência constante com tecnologia.
Tablets e smartphones, por exemplo, têm telas lisas, e não estimulam o tato. Por isso, quando vemos superfícies com texturas, sentimos a necessidade de encostá-las.
De olho neste nicho, as empresas do setor apostam em produtos que estimulam o toque e trazem sofisticação aos móveis planejados.
LINHA CROSS
A Duratex mantém em evidência três linhas. A Cross, que traz textura linheira profunda e marcante, exaltando a naturalidade e a rusticidade das madeiras.
LINHA DESIGN
Reproduzindo o suave relevo da madeira nas duas faces do painel, a Linha Desing é 100% sincronizada.
LINHA TRAMA
E, por último, a Linha Trama, que remete ao toque do tecido, conferindo aos armários dinamismo e sofisticação.
LINHA TOUCH
Outro exemplo de opções com texturas é a linha Touch, da Masisa. Os painéis se destacam pelo efeito visual, reproduzindo diversos materiais tais como couro, metal, estuco e madeira. São ideais para tampos, portas, gavetas e detalhes em móveis.
EVITE ERROS
As alternativas são muitas, mas para evitar erros, a dica é não utilizar muitas texturas em um mesmo ambiente, especialmente se a superfície for muito grande.
Quando o painel for aplicado em toda a parede, por exemplo, esta deve ser o destaque da sala, e o restante do mobiliário deve ser mais neutro.
COMPOSIÇÃO DE TEXTURAS
A textura dos armários também pode fazer composição com outros tipos de texturas, como em almofadas, tijolos à vista ou papel de parede. A sobreposição fica interessante, desde que não seja exagerada.