Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3924-4844

Blog Dicas

Como diminuir gastos da marcenaria através da organização

Você escuta muitas desculpas sobre resultados indesejados na sua marcenaria? Ou, então, cada colaborador tem uma forma diferente de trabalhar? Essas atitudes podem ser sinal de desorganização e desalinhamento nos processos. A desorganização na marcenaria pode prejudicar o serviço, comprometer a qualidade do trabalho e, a longo prazo, impactar no financeiro.

Para que a sua marcenaria tenho condições de crescer e obter sucesso, é imprescindível adotar algumas práticas e processos. A organização do ambiente, por exemplo, interfere diretamente na produtividade da empresa. Investir em ferramentas adequadas, seguir à risca as recomendações de armazenamento e manutenção também são atitudes fundamentais. 

Falando assim, parece que é muita coisa para cuidar, mas, depois de inserir um processo e rotina, a sua marcenaria pode obter resultados muito melhores! Confira algumas práticas para melhorar sua produção:

Relacione tudo o que há dentro da marcenaria

Comece fazendo um levantamento de tudo que existe na empresa. O que não estiver sendo usado há, no mínimo, seis meses, ou materiais que não serão usados em breve, deve ser recolocado em uma área separada, destinada à observação futura.

Conserve o local limpo

A higiene é imprescindível para deixar a produção mais fluída e tornar o ambiente de trabalho mais saudável para os colaboradores. Por isso, seja no chão da fábrica, no escritório, no banheiro ou na copa, a limpeza deve ser um hábito de todos. Limpe, varra e guarde e lubrifique todos os equipamentos utilizados durante o dia. Essa prática vai aumentar a durabilidade do maquinário e evitar a necessidade de reposição antes do tempo.

Para definir os parâmetros de higiene que vão fazer parte da organização, faça as perguntas abaixo:

  • que tipo de limpeza é necessária para garantir a segurança das pessoas e facilitar o uso e manutenção dos equipamentos?
  • o que é preciso para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho?
  • como a higiene contribui para melhorar a qualidade do produto e da produção?
  • ao fazer a faxina, nota-se algum problema de manutenção nos equipamentos?

Crie normas e regras para manter o padrão definido e conscientize os funcionários a respeito delas. Atribua a cada um alguma função relativa à limpeza e inclua isso na rotina diária dos colaboradores. Um pouco tempo, isso se tornará um hábito.

Mantenha o fluxo

Ao manter o fluxo adequado, você ganha tempo, aumenta a produtividade e a qualidade dos seus móveis. Por exemplo, se um material precisa ser cortado, depois furado e, por último, receber as fitas de borda, não faz sentido colocar a furadeira entre o estoque e a serra, certo? Pense no passo a passo do trabalho e organize as coisas conforme seu processo de produção.

Deixa as ferramentas de montagem juntas

Guarde os utensílios usados para montar os móveis em uma maleta ou carrinho específicos para serem utilizados na casa do cliente. Não há necessidade de que a equipe de montagem leve ferramentas em excesso, além disso, esta prática evita paradas desnecessárias para procurar todos os itens requisitados para a montagem, o que torna o trabalho.

Monte um estoque inteligente

Pense em quais produtos são mais utilizados e vendidos e tenha esses itens em maior quantidade. Aqueles de rotatividade menor não precisam estar sobrando na marcenaria.

Para facilitar a organização e o controle do estoque, coloque etiquetas de identificação em cada produto. Deixe os mais pesados no chão (ou sob uma plataforma baixa) e os mais leves em prateleiras aéreas, será mais fácil manuseá-los e transportá-los.

Crie disciplina

Para garantir a prática de todos os itens anteriores e alcançar a organização ideal para a sua marcenaria, é imprescindível que todos os colaboradores tenham disciplina e comprometimento com a empresa e o seu propósito.

Ao adotar essas práticas, a rotina de trabalho será muito mais efetiva e ágil, o que garantirá projetos e trabalhos finais melhores, diminuição no tempo de serviço para concluir um projeto (nenhum cliente gosta de esperar demais, né?), satisfação dos clientes e, ainda, a conservação maior de ferramentas e equipamentos. Ou seja, gaste menos e ganhe mais!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais materiais feitos especialmente para você, marceneiro!

Leia também

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]