Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Entenda o que significa a queda da inflação

Provavelmente você ouviu falar, nos últimos dias, que houve uma queda da inflação. De fato, isso é verdade: depois de 11 anos, essa é a primeira vez que a isso acontece. Mas você sabe o que isso realmente quer dizer e como pode afetar você? Não? Então não perca este post. Nele, vamos explicar tudo sobre o assunto.

Afinal, o que é inflação?

O termo nada mais é do que o aumento dos preços. Ela é medida de acordo com a cesta de consumo médio das famílias. Assim, os índices de preços calculam a variação do valor de bens e serviços entre dois períodos distintos, analisando a diferença entre os intervalos de tempo.

No Brasil, o principal desses indicativos é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Ele é usado para determinar a variação de preços consumidos por famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos.

Por que houve essa queda?

Segundo especialistas, isso ocorreu em virtude da baixa atividade econômica. Ou seja, com a instabilidade econômica e alta taxa de desemprego, a população brasileira está consumindo menos, favorecendo o controle dos preços.

De acordo com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, outros fatores pontuais contribuíram para este cenário: a redução do valor da energia elétrica, da gasolina (que já voltou a subir), e de alguns alimentos.

Como a inflação é o principal elemento levado em conta para determinar a taxa básica de juros, estes também caíram.

Se houve queda da inflação, por que alguns preços não reduziram?

Porque o governo aumentou os impostos incidentes em diversos produtos. A justificativa é que a medida é essencial para equilibrar as contas públicas, cujo déficit é de R$ 139 bilhões.

O impacto foi sentido no valor do combustível, pois nesse caso, o imposto é mais rápido e fácil de ser cobrado. Com esta medida, o governo federal espera arrecadar mais de R$ 10 bilhões até o fim do ano.

Além disso, a queda da inflação pode demorar a ser sentida pelos consumidores finais porque outras questões estão envolvidas, como mercado de trabalho e renda.

Como posso me beneficiar com os juros menores?

Com a taxa mais baixa, há mais acesso a crédito. Ou seja, os juros para empréstimos tendem a cair nos próximos meses. Outra boa notícia para os empreendedores é que as despesas da atividade produtiva devem ficar menores. Assim, as empresas são estimuladas e, com elas, a economia como um todo.

Com esse aquecimento econômico, pode-se esperar um aumento do número de empregos e da renda da população brasileira. A situação também favorece quem tem alguma dívida, visto que é possível buscar por boas negociações que agilizem o pagamento.

Os juros menores também impactam positivamente quem tem financiamentos habitacionais ou hipotecas, pois as taxas ficam mais baixas.

Apesar do aumento da carga tributária, a queda da inflação sinaliza que o Brasil está começando a reagir à forte crise econômica em que se encontra. O movimento ainda é tímido e acontece de maneira devagar, mas como você pode ver acima, existem formas de se beneficiar com a diminuição de preços.

Portanto se você precisa de crédito para sua marcenaria, quer quitar alguma dívida ou investir em algum imóvel, talvez este seja um bom momento.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.