Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Untitled-1

Iluminação de ambientes

Quando se fala em iluminação, uma das maiores dúvidas é qual o tipo de luz ideal para cada ambiente? A verdade é que isto é um assunto muito pessoal e deve ser feito sob medida, mas algumas regras de ouro podem ser consideradas para evitar erros.

Afinal de contas, quem nunca utilizou lâmpada muito quente e transpira na hora de se maquiar ou barbear? Nosso post de hoje te ajuda a não cometer erros quanto ao uso das luzes.

A primeira coisa a se analisar é a cor, desde as paredes aos móveis e armários. No caso de tons mais escuros – que absorvem mais luz – o ambiente precisa de lâmpadas com maior intensidade.

A cor da lâmpada também deve ser levada em consideração: se for amarela e incidir sobre um painel azul, por exemplo, pode deixá-lo verde e assim se perde o efeito de cor desejado na escolha do móvel.

Cores mais claras permitem brincar com filtros coloridos sobre as lâmpadas, produzir efeitos com maior versatilidade. Feito isto, é hora de analisar a função de cada ambiente para o melhor aproveitamento de sua funcionalidade.

Hall:

Mesmo que seja pequeno, vale a pena colocar uma iluminação indireta no local (quando não se vê o ponto de luz) em formato de sancas ou spots direcionados para um ponto. Esta última alternativa pode valorizar aquele móvel ou peça de decoração que merece destaque na entrada da casa.

As lâmpadas de efeito amarelado (2.700K) são as mais indicadas para o hall, visto que dá a sensação de conforto necessária depois de um dia de trabalho.

Foto 1

Salas:

Independente do tamanho, vale apostar em luzes de cor amarela (2.700K), que são mais relaxantes. Se o pé direito for baixo, evite usar lâmpadas halógenas (aquelas mais brilhantes que as incandescentes), pois elas esquentam muito.

A sala também é o lugar perfeito para ter iluminação indireta em sancas, além de lustres e spots, que destacam o mobiliário e deixam o ambiente mais confortável. Fitas de LED em nichos na parede e em cristaleiras também são uma boa pedida para valorizar a decoração.

Apenas evite pontos de luz em cima do sofá, pois pode causar desconforto.

Foto 2 Foto 3

Cozinha:

É um dos locais que mais necessitam de uma boa iluminação, visto que é preciso enxergar bem os alimentos. Por isto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes (como as halógenas e as dicróicas), pois reproduzem bem a cor.

Isto facilita o manuseio de comidas. Pendentes ou spots sobre a bancada de trabalho, além de auxiliarem a visualização, dão um charme a mais ao ambiente.

Outra ideia é utilizar a luz indireta sob armários suspensos, que iluminam bem o local de preparo dos alimentos e ficam muito bonitos na composição da marcenaria.

Foto 4

Sala de jantar:

Sobre a mesa de jantar, a tendência é a utilização de pendentes, que devem estar, pelo menos, 60 cm distantes do tampo da mesa (se a mesa for muito grande, vale usar mais de um pendente).

Este tipo de iluminação é altamente contemporâneo e combina com todos os tipos de mobília: amadeirados, laqueados, tonalidades claras, escuras, vibrantes ou neutras. Como também é um ambiente que pede por conforto, o ideal é que a lâmpada seja amarela (2.700K) e não esquente muito.

Foto 5

Quarto:

Em nome do bom sono, é o ambiente que mais precisa de relaxamento. A luz geral pode ser difusa (iluminando o ambiente inteiro por igual) e oriunda de um lustre ou plafon, desde que a luz seja de cor amarela (2.700K).

Os abajures ou luminárias articuladas na cabeceira da cama deixam o ambiente ainda mais tranquilo e ajudam a ressaltar a beleza do projeto. É um tipo de iluminação que também harmoniza com diversas cores e revestimentos, mas tenha em mente que por ser um ambiente mais calmo, tons mais claros são recomendáveis.

Foto 6

Home Office:

Quem tem um escritório em casa não pode perder produtividade por falta ou excesso de luz. Por isso, utilizar luz geral difusa e ter uma luminária ou spot focados na mesa de trabalho garante boa visibilidade e estimula a produtividade.

A luz, tanto para a iluminação geral quanto nas luminárias, deve ser branca (6.500K). Assim como na cozinha, este tipo de lâmpada destaca as cores de armários e demais mobiliários, permitindo usar a marcenaria para aumentar a criatividade – visto que a luz branca não interfere nas demais tonalidades do ambiente.

Foto 7

Banheiro:

O cuidado no ambiente mais úmido da casa é não “sufocar” as lâmpadas de potência superior a 15W em luminárias fechadas. O calor delas cria uma estufa e, em contraste com o vapor do banheiro, podem acarretar queima precoce.

No espelho, é bom ter uma luz que permita enxergar bem ao fazer a barba ou a maquiagem. Spots, arandelas ou luzes de “camarim” são ótimas e, se você precisa de fidelidade de cores, volte a apostar nas luzes brancas.

Foto 8

Jardim/varanda:

Nesses locais, você tem mais liberdade para usar lâmpadas coloridas. Em piscinas e jardins, as cores das luzes realçam as cores naturais e deixam o ambiente mais bonito. Revestimentos no estilo madeira crua ou de demolição dão um ar rústico ao ambiente e ganham vida com elas.

Em geral, espaços externos devem ter iluminação resistente à chuva e as luminárias devem ser fechadas em locais que ficam descobertos. No jardim, é preciso ter cuidado com a proximidade das lâmpadas com as folhas, pois o calor emitido pode danificar a vegetação.

Foto 9

 

Fontes:
http://www.golden.blog.br/luzemcasailuminacaoidealparacadaambiente/
https://www.iluflex.com.br/solucoes/residencial/27-10regras
http://www.abra.com.br/artigos/19-design-como-escolher-a-iluminacao-adequada
http://construfacilrj.com.br/tipos-de-lampadas-qual-usar/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.