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Marcenaria na era digital: Dicas para redes sociais ativas

As redes sociais tornaram-se uma importantíssima ferramenta para divulgar empresas e marcas. As principais informações que o cliente precisa podem ser encontradas, por exemplo, em uma página do Facebook. 

Por isso, usar e alimentar as redes sociais com conteúdos úteis e interessantes – além dos dados do próprio negócio, como telefone, endereço, serviços e produtos oferecidos – é fundamental para estar em contato com o público e otimizar a relação com os clientes.

Rede social é uma das principais fontes de informação para os clientes.

Para as marcenarias não é diferente, pois, estar ativo nas redes sociais é importante para qualquer negócio, afinal, é onde as pessoas estão diariamente, inclusive aquelas que buscam por móveis planejados! Então, confira essas dicas para se destacar nas redes e, com isso, conquistar e fidelizar mais clientes:

As informações essenciais da marcenaria devem estar visíveis

Telefone, WhatsApp, e-mail e endereço do estabelecimento precisam estar sempre visíveis para o público. Ao criar a página no Facebook, é possível – e indispensável – adicionar esses dados no perfil da marcenaria. Além disso, é recomendado que e-mail e/ou telefone estejam expostos na foto da capa do Facebook e, para o Instagram, é possível adicionar as principais informações na biografia e, ainda, adicionar o website, caso houver.

Mantenha uma periodicidade

Não adianta criar um perfil em várias redes sociais e deixá-lo abandonado. É melhor estar presente em apenas uma plataforma e manter uma periodicidade de conteúdos. Ter frequência nas postagens é importante para criar e manter um contato com o público e, também, gerar reconhecimento da marca. 

Publique conteúdo de qualidade e relevantes

Encare a página na rede social como o cartão de visita da sua marcenaria. Deve estar organizada e compartilhar conteúdos de qualidade, que transmitam o trabalho,  profissionalismo e diferenciais do seu negócio. 

O perfil deve, também, postar conteúdos com informações úteis para o público, que tire dúvidas, dê sugestões de ideias e projetos e traga soluções. Dessa forma você se mostra ativo e reforça cada vez mais a sua marca, além de provar que a sua marcenaria é uma autoridade no ramo.

Para marcenarias, é recomendado postar muitas fotos e vídeos! Invista em materiais que valorizem os seus trabalhos, a fim de instigar no cliente o desejo de ter aquele projeto construído na própria casa ou estabelecimento.

Interaja com o público

Para se manter ativo nas redes sociais, é fundamental responder todas as mensagens e comentários e aproveitar essa interação para aumentar a proximidade da marcenaria com o público, além de gerar confiabilidade e segurança.

As rede sociais são meios de comunicação descontraídos, por isso a abordagem pode ser mais leve e informal, entretanto, nunca perca o tom profissional!

Mas, afinal, qual é a melhor rede social?

Cada empresa é única e precisa de um planejamento exclusivo, por isso, confira algumas ferramentas e possibilidades que cada rede social pode oferecer para a sua marcenaria:

1) Facebook

  • É a maior rede social do mundo, ou seja, onde mais pessoas estão;
  • Atinge um público de massa, contemplando também o público mais velho;
  • Possui grande alcance para um público de massa;
  • Permite patrocinar publicações de forma extremamente segmentada, gerando mais engajamento;
  • Fácil integração com outras plataformas;
  • Ferramentas de atendimento direto aos usuários, como mensagens e bate papo;
  • Fornece métrica detalhadas e avançadas dos resultados;
  • Permite uma vasta gama multimídia, desde vídeos, fotos, arquivos, áudios, etc;
  • Permite a criação de grupos fechados e abertos para interação entre usuários com interesse em comum.

2) Instagram

  • É uma das redes sociais preferidas do brasileiro;
  • Utilizado por diversas faixas etárias de público;
  • Integrado ao Facebook;
  • Permite que perfis de empresas sigam os perfis do público;
  • Interação de forma mais próxima com o seguidor através dos stories;
  • Possui o IGTV, que pode ser explorado com vídeos e conteúdo diferenciado;
  • As publicações pagas são gerenciadas de forma mais detalhada dentro do Facebook, mas nada impede de impulsioná-las dentro do Instagram;
  • É uma plataforma que está evoluindo cada vez mais e uma aposta para todo tipo de negócio.

3) LinkedIn

  • É a maior rede social de interesses corporativos;
  • Maior visibilidade aos profissionais;
  • É um grande banco mundial de currículos e portfólios;
  • Para empresas, centraliza os profissionais que já passaram pela instituição em um só perfil;
  • Acesso a executivos de alto escalão e pessoas de acesso mais restrito de grandes companhias que não utilizam outras redes sociais;

4) Youtube

  • Possui altíssima relevância para o SEO do Google, ou seja, os conteúdos postados são facilmente encontrados pelas buscas do Google;
  •  É a maior plataforma de vídeos do mundo;
  • Fornece opções de compartilhamento e comentários;
  • Pode ser monitorado;
  • Permite patrocinar vídeos e acompanhar as métricas;
  • Permite a criação de playlists e canais para segmentação;
  • Grande potencial viral;
  • Os anúncios são integrados ao Google.

5) Blog

  • Permite um aprofundamento no conteúdo, através de artigos, opiniões e etc;
  • Riqueza em multimídia para complementar o conteúdo;
  • Alta relevância para sistemas de busca do Google;
  • Ideal para abordagens de temáticas segmentadas;
  • Os posts podem ser compartilhados em quaisquer redes sociais;
  • Não possui volatilidade e seu arquivamento é organizado;
  •  Permite criação total de criação e personalização.

6) WhatsApp

  • Principal meio de troca de mensagens entre usuários de celulares;
  • Permite grupos de conversas;
  • Permite multimídia: imagens, ícones, áudios e vídeos;
  • Mensagens podem ser identificadas quando encaminhadas, e ainda serem informadas quando visualizadas;
  • A velocidade da informação é praticamente instantânea;
  • Os arquivos compartilhados ficam gravados no celular do usuário para visualização posterior;
  • Possui a versão WhatsApp Business, uma plataforma separada, com foco em empresas e organizações para centralizar a comunicação com o cliente.

Agora é com você! Escolha qual ou quais redes sociais melhor atendem a sua marcenaria, crie o perfil e comece a alimentá-lo. Os seus clientes vão agradecer pela comunicação facilitada.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog para conferir mais materiais feitos especialmente para você, marceneiro!

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