Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

marcenaria-verde-1

Marcenaria Verde, saiba mais!

Pensar em temas como sustentabilidade, ecologia e reciclagem é inevitável para empresários de qualquer setor. Além de preservar o meio ambiente, práticas que envolvem cuidados com a natureza valem o investimento, oferecendo retornos em médio prazo, como menores custos e maior rentabilidade.

Sustentabilidade no Brasil

Apesar de ainda ser vista como onerosa por empresas de diversos setores, as práticas sustentáveis estão crescendo no Brasil. Áreas como a construção civil já adotam medidas em prol do meio ambiente e obras com o conceito ecofriendly (algo como “amigo da natureza”) aumentam a cada dia. Como consequência, móveis e interiores já incluem o ecodesign em seus projetos, envolvendo diretamente a marcenaria.

marcenaria-verde-1

Barreiras para ser sustentável

A principal barreira das empresas para incluir a sustentabilidade entre seus pilares é o gasto em matérias-primas, insumos, máquinas e infraestrutura.  Contudo, é preciso entender que há ganhos econômicos com esse envolvimento. Algumas das contrapartidas ao investimento realizado são redução de custos, melhora da imagem e das vendas – fortalecendo tanto a marca quanto o produto –, valorização na sociedade e no mercado, retorno publicitário em mídia espontânea (matérias em jornais e TV’s), entre outros.

marcenaria-verde-2

O futuro das marcenarias

Num futuro próximo, as marcenarias que não tiverem um certificado de origem da matéria-prima de seu mobiliário terão cada vez mais dificuldade na comercialização de seus produtos, perdendo competitividade frente àquelas que investem em sustentabilidade. No mercado não faltam tecnologias e materiais para a aplicação de práticas ecofriendly, como chapas certificadas, madeiras provenientes de reflorestamento, tintas e colas à base de água, embalagens recicláveis, entre outros.

marcenaria-verde-3

Sustentabilidade e tecnologia

Além disso o setor também conta com softwares e métodos digitais que fornecem o devido suporte a este modelo de negócios. Há programas, por exemplo, voltados para plano de corte com eficiência com o intuito de diminuir resíduos, outros para plano de furação que visam maximizar a eficiência do equipamento diminuindo trabalhos desnecessários e aumentando a eficiência energética de todo o setor produtivo. Iniciativas como estas, além de serem ecologicamente corretas, reduzem o custo da operação como um todo, sendo economicamente favorável ao marceneiro.

marcenaria-verde-4

Vantagens de ser sustentável

Outro benefício deste envolvimento é que obriga as empresas a inovarem permanentemente, o que é uma prática fundamental para permanecer no mercado, pois adotar isto significa passar de uma indústria marrom, de uso intensivo de combustíveis fósseis, para uma economia verde, de uso intensivo de energias renováveis – que é a grande tendência de todos os mercados e que, aos poucos, já está acontecendo.

marcenaria-verde-5

O ato de ser sustentável é muito mais que mera cordialidade, é ter a capacidade de produzir atendendo a geração futura, pois o uso de matéria-prima certificada, energia renovável, reutilização de resíduos entre outros métodos inteligentes é um benefício financeiro, e sobretudo, ambiental.

Fonte:
Revista Sob Medida Móbile, edição 101, ano XV, dezembro de 2016.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.