Natal – Dicas de Decoração
Fim de ano é uma época em que todo mundo quer deixar a casa mais bonita e festiva para receber familiares e amigos para as comemorações. Mas, para que os ambientes não fiquem poluídos ou sufocantes, é preciso criar uma harmonia entre os objetos natalinos e a decoração da casa.
Entre as tendências para o Natal 2016 estão artigos rústicos, com cores e padrões ligados à natureza. Este estilo cai bem com lares cujos móveis já tenham este revestimento, como os madeirados naturais e crus, ou armários em tons neutros, beges e brancos.
Essas características, aliadas a objetos em palha e pinha, por exemplo, agregam charme e deixam o ambiente extremamente aconchegante. Flores marcantes, folhas e uma paleta de cores que inclui abóbora amarela, verde ervilha e beterraba ao lado de tons argilosos e de mármore ajudam a criar o clima de paisagem natural.
Com a crescente tendência de utilizar móveis sob medida, é difícil a casa que, atualmente, tenha um cantinho para montar o tradicional pinheiro. Isso pode ser o ponto de partida para uma decoração mais minimalista e arrojada, com objetos menores que fiquem dispostos em cima dos móveis. Para que tudo fique agradável, uma ideia é quebrar a monotonia dos armários laqueados com folhas verdes e secas e artigos mais artesanais, feitos de tecido.
Este contraste do moderno com produtos feitos à mão deixa o ambiente mais quente e humano, criando o clima perfeito para a data. O contrário também é válido: móveis com aparência mais rústica podem receber enfeites modernos, com detalhes acetinados e brilhosos.
Os clássicos tons vermelho, verde, dourado, prateado e branco são cores que vão bem com qualquer tipo de revestimento. Apenas é preciso ter cuidado para que ambientes com móveis escuros – preto e cinza – não fiquem pesados.
A dica é tomar cuidado especialmente com o vermelho e o verde. Intercale objetos dessa tonalidade com outros mais claros, como branco e off White. Isso ajuda a “abrir” o espaço, evitando criar uma atmosfera sufocante e cansativa.