Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

compressor-de-ar

O Compressor de Ar na Marcenaria

Indispensável para realizar acabamentos com perfeição, com pintura uniforme e nítida, quem trabalha com a produção de móveis não pode abrir mão de um bom compressor.

Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente neste segmento, o ar comprimido tem as vantagens de ser não poluente, barata e renovável.

A variedade de modelos existentes no mercado, no entanto, pode causar confusão na hora da escolha. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo no momento da compra.

Como funciona:

O compressor aspira o ar atmosférico e, sob determinada pressão, comprime-o em um cilindro.

Quando o ar é expelido, vários trabalhos podem ser realizados com diversas máquinas.

Na marcenaria, lixadeiras, serras, bicos de limpeza e pistolas de pintura podem funcionar com ar comprimido.

Como escolher:

A primeira análise a ser feita é da vazão e da pressão que cada uma das suas máquinas requer (estas informações são encontradas no próprio maquinário).

Faça a soma do consumo de ar de todos os equipamentos e acrescente 35% da soma total. Este acréscimo é necessário pois alguns fatores, como umidade e temperatura, interferem no consumo efetivo de ar, por isto é preciso calcular esta margem de erro.

Por exemplo:

Ferramenta 1 – consumo de 2 pcm*

Ferramenta 2 – consumo de 0,5 pcm

Ferramenta 3 – consumo de 5 pcm

Ferramenta 4 – consumo de 6,5 pcm

Total: 14 pcm. Acrescentando os 35% de margem de erro, chega-se a 18,9 pcm consumidos por todas as ferramentas.

Feito isto, veja qual dos seus equipamentos precisa de maior pressão. O compressor ideal é o que supre sua demanda de pressão e do consumo de ar total de suas máquinas.

Os compressores de linhas profissionais trabalham, em sua maioria, com motor em baixa rotação e possuem um reservatório de óleo, prolongando a vida útil dos pistões, permitindo que a máquina seja acionada o dia todo.

Evite os modelos não profissionais, pois têm baixa capacidade de armazenamento de ar e são feitos para serem usados esporadicamente. Em uma marcenaria, terão durabilidade bem menor que os primeiros.

Cuidados:

O compressor deve ser instalado em local limpo e arejado. O ar quente e os resíduos presentes em uma marcenaria podem obstruir os filtros de ar, comprometendo o rendimento e danificando as peças internas da ferramenta.

Ele não deve ser fixo no piso, mas ser instalado sobre amortecedores de vibração.

A máquina possui um reservatório, e o acúmulo de água se deve à umidade de ar. A drenagem deste reservatório deve ser feita com regularidade, sempre de acordo com a frequência de uso do compressor.

*Pés cúbicos por minuto.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.