
O Compressor de Ar na Marcenaria
Indispensável para realizar acabamentos com perfeição, com pintura uniforme e nítida, quem trabalha com a produção de móveis não pode abrir mão de um bom compressor.
Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente neste segmento, o ar comprimido tem as vantagens de ser não poluente, barata e renovável.
A variedade de modelos existentes no mercado, no entanto, pode causar confusão na hora da escolha. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo no momento da compra.
Como funciona:
O compressor aspira o ar atmosférico e, sob determinada pressão, comprime-o em um cilindro.
Quando o ar é expelido, vários trabalhos podem ser realizados com diversas máquinas.
Na marcenaria, lixadeiras, serras, bicos de limpeza e pistolas de pintura podem funcionar com ar comprimido.
Como escolher:
A primeira análise a ser feita é da vazão e da pressão que cada uma das suas máquinas requer (estas informações são encontradas no próprio maquinário).
Faça a soma do consumo de ar de todos os equipamentos e acrescente 35% da soma total. Este acréscimo é necessário pois alguns fatores, como umidade e temperatura, interferem no consumo efetivo de ar, por isto é preciso calcular esta margem de erro.
Por exemplo:
Ferramenta 1 – consumo de 2 pcm*
Ferramenta 2 – consumo de 0,5 pcm
Ferramenta 3 – consumo de 5 pcm
Ferramenta 4 – consumo de 6,5 pcm
Total: 14 pcm. Acrescentando os 35% de margem de erro, chega-se a 18,9 pcm consumidos por todas as ferramentas.
Feito isto, veja qual dos seus equipamentos precisa de maior pressão. O compressor ideal é o que supre sua demanda de pressão e do consumo de ar total de suas máquinas.
Os compressores de linhas profissionais trabalham, em sua maioria, com motor em baixa rotação e possuem um reservatório de óleo, prolongando a vida útil dos pistões, permitindo que a máquina seja acionada o dia todo.
Evite os modelos não profissionais, pois têm baixa capacidade de armazenamento de ar e são feitos para serem usados esporadicamente. Em uma marcenaria, terão durabilidade bem menor que os primeiros.
Cuidados:
O compressor deve ser instalado em local limpo e arejado. O ar quente e os resíduos presentes em uma marcenaria podem obstruir os filtros de ar, comprometendo o rendimento e danificando as peças internas da ferramenta.
Ele não deve ser fixo no piso, mas ser instalado sobre amortecedores de vibração.
A máquina possui um reservatório, e o acúmulo de água se deve à umidade de ar. A drenagem deste reservatório deve ser feita com regularidade, sempre de acordo com a frequência de uso do compressor.
*Pés cúbicos por minuto.