Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

por-dentro-inovacoes-tecnologicas-que-vao-mudar-a-cadeia-de-abastecimento

Por dentro: Inovações tecnológicas que vão mudar a cadeia de abastecimento

Segmentos como a cadeia de abastecimento e logística estão, atualmente, em plena transformação – há uma nova geração de soluções inovadoras que está impactando diretamente nesses setores. Abaixo estão algumas dessas inovações que provavelmente terão o maior impacto na indústria nos próximos anos.

Internet das coisas

A Internet das Coisas (ou IoT, da sigla em inglês Internet of Things) engloba o uso de sensores, tecnologia e redes para permitir que edifícios, ferramentas, máquinas, infraestruturas, dispositivos e “coisas” adicionais compartilhem informações da cadeia de suprimentos sem exigir interação humana. Ou seja, essa é uma tecnologia usada para gerar dados mais ricos e inteligência mais profunda para todas as partes de uma rede de suprimentos.

Leia também:

Robótica e Automação

Junto com a Internet das Coisas, as tecnologias que envolvem também robótica e automação se consolidam como um trio de grandes tendências citadas por especialistas e entidades. Isso porque esses são alguns dos principais fatores responsáveis pela chegada da 4a onda industrial, que está em curso atualmente.

Isso acaba gerando também uma discussão importante sobre a diminuição da força de trabalho e a crescente importância da logística em áreas como comércio eletrônico, por exemplo. A adoção generalizada de robótica e automação embora aumentem a eficiência logística, podem resultar em perda de empregos de profissionais da área.

Blockchain

O Blockchain (ou cadeia de blocos) é, basicamente, um banco de dados armazenado de forma descentralizada. É um registro digital permanente de transações que são salvas em uma rede composta por diversos computadores. É apontada como uma grande tendência especialmente por conta da economia de custos, uma vez que as transações em blockchain são realizadas sem papel – por lá há verificação de dados; acompanhamento de bens e outros.

Leia também

Logística Digital

Visando a resolver o descompasso entre oferta e demanda, várias novas plataformas de tecnologia já entraram nos mercados de frete, encaminhamento e armazenagem. Hoje já há plataformas em que é possível encontrar soluções logísticas, de frete ou armazenagem que sejam adequadas ao cotidiano e necessidades de cada empresa.

Novas formas de entrega

Outra tendência – que, inclusive, já faz parte do dia a dia de muitos países, em especial Estados Unidos e muitos dos que fazem parte da Europa – é a implementação de novas formas de entrega de produtos em domicílio. Isso pode ser feito via pequenos varejistas, por exemplo – que podem receber e entregar pacotes que chegam até eles por transportadoras. Eles podem também armazenar esses pacotes até que seus donos venham buscá-los.

A Amazon já se utiliza desse tipo de entrega e frete em muitos países. E isso acaba economizando tempo dos entregadores (que, dependendo do tipo de encomenda, precisam fazer diversas tentativas de entrega) e dinheiro de quem compra, que não precisa pagar novamente o frete caso seu produto não seja entregue por falta de alguém para receber o pacote.

Abaixo, é possível observar um dos centros de distribuição e entrega da Amazon nos Estados Unidos, que é totalmente automatizado visando a otimizar os processos:

 

entregas-amazon

E já que o assunto envolve transporte e entrega de mercadorias, aproveite para entender melhor sobre cuidados na hora de transportar móveis.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.