
Projeto cromático na decoração de escritórios
As cores são capazes de influenciar o corpo a produzir hormônios e de provocar sensações diferentes, podendo alterar o humor das pessoas.
Nos locais de trabalho, as tonalidades de móveis e paredes podem ajudar ou atrapalhar o desempenho dos colaboradores, bem como melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.
CORES QUENTES X CORES FRIAS
A influência do projeto cromático vai além do comportamento e pode interferir na percepção de espaço e de tempo. Cores quentes, por exemplo, aproximam objetos, deixando os ambientes menores, e dão a impressão de que o tempo passa mais rápido.
Já as frias afastam as coisas, ampliando os lugares, e a passagem do tempo é superestimada “demorando mais” a acontecer.
Estes fatores – tanto quanto a ergonomia e a iluminação devem ser considerados ao mobiliar estes espaços. Neste post, explicamos a atuação de cada cor e como elas podem ser usadas a favor da produtividade.
TONS NEUTROS
Os tons neutros, como o off-white, bege e cinzas, são versáteis, atemporais e elegantes, além de criarem um fundo interessante para aplicação de cores intensas.
Em contrapartida, um ambiente 100% assim pode ficar monótono e sem personalidade. Por isto, é interessante aplicar outros tons, seja em mobiliários ou pinturas e adesivos de paredes. Isso não acaba com a seriedade do espaço corporativo, mas o torna mais leve, agradável e harmônico.
TONS ESCUROS
Muito utilizado em hospitais e consultórios, o verde traz calma e tranquilidade. Tem um efeito especial sobre as pessoas que sofrem de enxaqueca, diminuindo a ocorrência das dores de cabeça.
Mas cuidado com os tons muito escuros, pois pode provocar a depressão.
TONS DE AMARELO
O amarelo, por ser quente e alegre, traz vida e luminosidade, estimulando a inteligência. É indicado para escritórios que demandam muita concentração.
Um efeito peculiar desta cor é que ela dá a sensação de fome, o que pode ser bem aproveitado por restaurantes. No entanto, não deve ser utilizado em excesso porque pode causar angústia e cansaço.
O ideal é que seja aplicado em poucos móveis ou em pontos específicos.
TONS DE AZUL
Mesmo sugerindo energia, o azul é referência cromática para calma, tranquilidade e seriedade. É uma boa opção para salas de reuniões e ambientes que precisem de energia ativa e alto astral. Assim como o verde, é importante que não seja muito escuro.
BRANCO
A função principal do branco é multiplicar a luz, sendo um bom incentivo para a criatividade. Ele ajuda a focar nas coisas boas graças à clareza que traz ao cômodo.
Mas cuidado, pois um local com ausência de cores pode ficar muito monótono. Neste caso, alguns móveis coloridos trazem equilíbrio.
TONS DE VERMELHO
Se utilizado com cuidado, o vermelho pode deixar o espaço corporativo mais dinâmico e animado. Em grandes espaços, deve ser usado em pequenas quantidades para fornecer calor e energia.
Mas se usado em excesso pode deixar o ambiente estressante e hostil. Em hipótese alguma recomenda-se o vermelho para salas de reunião.
TONS DE ROXO
O roxo atua diretamente sobre o pulmão, coração e coluna. Ele aumenta a resistência dos músculos e tecidos ao mesmo tempo em que amplia o podre criativo.
Com o roxo, os níveis de ansiedade e medo diminuem. Ele não deve ser aplicado no ambiente como um todo, mas em uma parede, cadeira, ou armário. Isso já é o suficiente para garantir a eficácia deste tom.