Qual a pedra ideal para bancada de cozinha?
Com inúmeras opções no mercado, diferentes características e preços que variam bastante, é comum que você, mesmo com uma vasta experiência na arquitetura, fique em dúvida sobre qual pedra oferecer para o projeto do seu cliente.
Afinal, é necessário levar em conta diversos fatores, como frequência de utilização, quanto ele pode gastar, espaço disponível, visual desejado…. Enfim, uma série de fatores que influenciam diretamente no tipo de material que deverá ser utilizado.
Para te ajudar nisso, listamos as caraterísticas das principais pedras!
Granito
Por ser um dos materiais mais em conta, o granito é o preferido para as bancadas de cozinha. Porém, é bom tomar um certo cuidado ao utilizá-lo, uma vez que essa pedra absorve mais líquidos e está propensa a manchar.
Agora, se o intuito é ter resistência, fácil manutenção e um ótimo custo-benefício, o granito é a escolha certa para o projeto do seu cliente.
Corian
Para ousar nas cores e nos formatos, o Corian é a opção certa. Além do mais, este material possui vantagens se comparada as demais, como: não mancha com facilidade, não é poroso, aguenta altas temperaturas, não há emendas aparentes, não risca fácil e as chances de lascar também são bem pequenas.
Entretanto, o preço dessa pedra é bem mais elevado. Ou seja, se o seu cliente quiser investir mais, sem dúvidas, vale a pena utilizar essa pedra – devido aos seus diferenciais e a qualidade superior.
Silestone
O silestone é outra boa opção para cozinha. Com grande variedade de cores, essa pedra apresenta alta resistência (mais que os granitos e mármores), tem baixa porosidade o que não a deixa manchar e não sofre tanto com impactos e riscos.
Feita com 93% de quartzo e 7% resina de poliéster, essa pedra também tem um custo mais alto, porém é excelente para quem busca uma cozinha personalizada.
Quartzo
Com o mesmo efeito do silestone, porém com o preço mais baixo, o quartzo é uma pedra com tonalidade uniforme e sem veios.
Essa pedra tem alta durabilidade, não absorve líquidos, não degrada o meio ambiente e ainda oferece uma grande variedade de cores para chamar atenção do seu cliente.
Agora, que você conhece ainda mais os diferenciais de cada pedra, é só optar pela que mais se encaixa com os anseios do seu cliente e mãos à obra no projeto!
Veja também tudo sobre cores para cozinha: https://gmad.com.br/blog/saiba-mais/as-melhores-cores-para-a-cozinha/