Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

retrofit-moveis

O Retrofit na Marcenaria

Assunto do momento quando se fala em arquitetura e interiores, o retrofit nada mais é do que colocar o antigo em boa forma. Diferente da reforma tradicional, a técnica está preocupada com a melhoria estrutural de peças e construções antigas, sempre mantendo suas características originais.

retrofit-moveis-marcenaria

Pode parecer aplicável apenas à arquitetura, mas o retrofit é uma verdadeira carta na manga para marceneiros. Por ser mais econômico, é uma alternativa aos tempos de crise e para projetos que não buscam alterações totais. Por isso, conhecer o conceito pode ser uma forma de conquistar um novo mercado.

Onde surgiu o retrofit

A tendência começou na Europa, onde há abundância de construções históricas que, por conta das ações do tempo, precisam ser melhoradas sem alterar o design original. As adaptações estruturais, com materiais novos e adequação tecnológica passaram a ser chamadas de retrofit, por preservar a memória de casas e prédios antigos.

Qual é sua proposta

Além de aprimorar a infraestrutura, o retrofit adapta a utilização destes espaços para a vida contemporânea, dando mais longevidade aos ambientes retrofitados. A técnica é muito comum em países onde a rígida legislação não permite que o acervo arquitetônico seja substituído.

O objetivo é que preservar a memória e história do espaço, adaptando-o às necessidades atuais. Para retrofitar um ambiente, é preciso manter suas características originais.

Dentro de casa

A técnica vem ganhando espaço nos interiores especialmente com a reforma parcial de móveis de família. Para o marceneiro, pode parecer que o retrofit não é tão atrativo quanto fazer móveis novos, mas ele conquista clientes, pois dribla os altos investimentos e é mais rápido que uma intervenção total.

As restaurações podem ir desde a troca de ferragens por sistemas mais modernos e ergonômicos a alterações na estrutura do móvel, mantendo apenas as características externas (aquelas que ficam aparentes).

Em um quarto de casal, por exemplo, pode-se substituir a estrutura de uma cama antiga e trocar a madeira dos móveis por compensados em MDF, mantendo apenas as portas originais. Ainda é possível incluir gavetas com divisórias (que não existiam anos atrás), iluminação interna e tecnologia one touch.

Aplicando em imóveis novos

Habitações totalmente contemporâneas também podem receber pinceladas desta tendência. Uma forma de aplicar o retrofit é incluir, nos móveis das cozinhas, frisos, puxadores arredondados e portas em MDF que simulam madeiras usadas antigamente. O toque de contemporaneidade fica por conta de cooktops e geladeiras.

Para fazer bom uso da técnica em residências novas, basta pesquisar um pouco sobre a decoração de décadas passadas e usá-las como inspiração para o projeto.

Independente da forma de empregar, o retrofit é cada vez mais forte no cenário internacional e está se consolidando no Brasil. Saber o que é e oferecer a técnica aos clientes pode ser o diferencial da sua marcenaria, especialmente em tempos de instabilidade econômica. Você só precisa ter em mente que o retrofit é uma homenagem às decorações de outrora, portanto seja fiel às referências utilizadas.

Fontes:

http://www.araucopaineis.com.br/tendencias/retrofit-quando-historia-vira-tendencia/

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=22&Cod=1819

http://correiobraziliense.lugarcerto.com.br/app/noticia/arquitetura-e-decoracao/2016/02/04/interna_decoracao,49322/novo-de-novo-retrofit-e-solucao-sustentavel-para-a-decoracao.shtml

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.