Revestimento com madeira natural
Um dos eventos mais importantes do mundo quando o assunto é design de interiores, o Fuorisalone, na Itália, apontou como novidade para 2017 móveis cujo revestimento imita a madeira natural.
Por trazer um elemento quente, este material transmite a sensação de acolhimento, além de sofisticação e elegância. O uso desta textura tem sido tão aceito que sua aplicação já está em materiais que não são feitos de madeira: porcelanato, vinílicos, papéis decorativos e de parede estão entre as opções que imitam a textura.
As cores mais acinzentadas ou amareladas da madeira também são bem aceitas, apesar de não existirem na natureza. A composição fica tão nobre quanto os tons mais naturais e pode ser incluída em projetos mais contemporâneos ou mais clássicos – seja no móvel, no piso ou em detalhes como molduras e objetos decorativos.
Nas paredes
Uma das apostas é em paredes revestidas com painéis amadeirados. Dando um ar natural à composição, existe uma série de estilos, texturas e cores que podem ser usadas aqui. Enquanto as mais escuras e avermelhadas deixam o ambiente mais sóbrio, os marrons mais claros abrem o espaço e o deixam mais leve, combinando muito bem com outros artigos em cores pasteis e neutras. Uma dica é acrescentar um item – seja um sofá, manta ou tapete – em tom vibrante. Ajuda a aquecer e dar vida ao espaço.
Nos móveis
Modelos com madeira crua são uma ótima opção e fáceis de combinar, visto que harmonizam com qualquer cor e textura. Esta opção dá mais naturalidade ao cômodo e combinam muito bem com outros móveis em preto ou branco. Mesclar ela crua com detalhes laqueados, por exemplo, cria um contraste interessante entre o rústico e o moderno.
In natura
Detalhes como mesas de centro ou aparadores com madeira in natura – ou de demolição – dão um toque rústico e elegante à decoração. Uma das sugestões é escolher um item de “tronco de árvore”, que deve ser o destaque do local. Sua presença é suficiente para agregar charme, logo o restante do décor deve ser minimalista.