Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Revestimentos para Móveis Planejados

Quando pensamos em móveis planejados, a primeira coisa que nos vem à mente são armários em MDF. No entanto, existem outros tipos de revestimentos que, dependendo da situação e ambiente, podem ser mais recomendados.

foto-6

Quem dá a dica é a arquiteta Fernanda de Moraes, que nos ajudou a listar as principais diferenças e recomendações de três opões para a fabricação de mobiliários. Confira abaixo:

MDF

Utiliza como matéria prima madeira de reflorestamento, pinus ou eucalipto. Tem seu miolo composto por fibras de madeira compactadas com resinas sintéticas e outros aditivos.

É o material ideal para peças usinadas, com cortes em baixo relevo e acabamentos com pinturas. Sua homogeneidade – proporcionada pela distribuição uniforme das fibras – possibilita às peças em MDF acabamentos envernizados.

Foto 1

Normalmente, é oferecido de três maneiras: chapas cruas, chapas com revestimento laminado de baixa pressão e chapas com revestimento finish foil.

As cruas possibilitam que o acabamento das peças finais seja feito por meio de pinturas, revestimento de PVC ou estamparia. Esta opção permite que o marceneiro faça a aplicação da lâmina (principal acabamento utilizado sobre MDF cru).

Para superfícies extensas, trabalhar desta forma é o ideal, pois as lâminas, que são comercializadas em rolos, podem esconder as emendas das chapas, além de ampliar as possibilidades de cores e estampas.

Foto 2

As chapas já laminadas são pré-prontas, podem ter ambas as faces revestidas ou apenas uma, permitindo usinar o lado cru e fazer o acabamento com pintura. Já a finish foil tem adicionada uma película de papel de fotografia, resultando em um produto já acabado. A impressão pode ser com padrões madeirados ou em cores.

Foto 3

MDP

Assim como o MDF, é produzido a partir da madeira de reflorestamento, pinus ou eucalipto.

No entanto, este revestimento é formado por três partículas de madeiras, possuindo três camadas: uma grossa no miolo e duas mais finas nas superfícies.

Sua aplicação é indicada para projetos com móveis retos e planos – como caixas e prateleiras – que não exijam usinagem em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

Uma alternativa é produzir estes dois itens em MDP e apostar no MDF para portas e acabamentos, reduzindo os custos de fabricação, visto que o MDP é mais barato.

Foto 4

A arquiteta alerta que este material é erroneamente confundido com antigo aglomerado.

“Isso acontece com frequência, mas o que marceneiros e clientes precisam saber é que o MDP encontra-se em uma categoria muito melhor, pois sua tecnologia de prensagem é bem superior à do aglomerado”, explica.

Por ter um preço mais acessível que o MDF, o MDP confere mais competitividade ao mercado, sendo o painel de madeira industrializada mais utilizado no mundo.

COMPENSADO NAVAL

É uma “chapa” de madeira confeccionada com lâminas finas de Cedro ou outros materiais, coladas umas sobre as outras. O diferencial está na cola e na secagem das lâminas, que oferecem mais resistência à água e à umidade.

Por esta característica, o compensado naval é muito utilizado na construção civil, ideal para a fabricação de embarcações.

Mas também pode ser utilizado em ambientes muito úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias, conferindo maior durabilidade ao móvel.

Foto 5

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.