Grupo GMAD
Você está em:
Loja JR Madeiras
(12) 3042-0467

Blog Dicas

Soluções para oferecer projetos sustentáveis

moveis-sustentaveis1

Preservar e cuidar do meio ambiente é um ato imprescindível para nosso bem e de nosso planeta. Prova disto é o crescimento na busca por empresas que ofereçam e estejam alinhadas às práticas sustentáveis, seja no segmento de arquitetura, engenharia ou design. Aliás, segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje existe o conceito de ecodesign que é a ação de projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou minimizarão o impacto ambiental durante seu ciclo de vida.

Portanto, visando lhe ajudar para uma forma de trabalho mais sustentável, nos baseamos no ecodesign, adequando suas ações e criando assim soluções para você colocar em prática tanto em seu dia a dia quanto na hora de oferecer seus projetos.

Escolha materiais que garantam menos impacto ambiental

solucoes-sustentaveis-2

Para produzir móveis de acordo com os princípios de sustentabilidade, o primeiro passo é escolher materiais que sejam ambientalmente corretos. Algo que no setor moveleiro não é tão complicado, principalmente, quando falamos em madeira, uma vez que temos o MDF que se destaca quando o assunto é matéria-prima sustentável.

Por utilizar unicamente fibras de madeira de reflorestamento como matéria-prima, o MDF tem baixo impacto no meio ambiente, além de ter outras vantagens como durabilidade, resistência, estabilidade e excelente custo-benefício. Neste âmbito de comprometimento com desenvolvimento responsável e certificações, podemos indicar três marcas que oferecem MDF, como Guararapes, Duratex e Arauco.

Além disso, questões como fabricação, logística e outros aspectos também são essenciais na hora de escolher qual material utilizar em seu projeto.

Eficiência energética

Outra solução que deve ser levada em conta é a minimização do consumo de energia para a produção dos móveis. Para garantir isso e preservar os recursos naturais, podemos contar com maquinários que proporcionam mais economia energética, normalmente com produtos com alta eficiência e performance como os equipamentos da Dewalt, Makita e Bosch.

Reutilizar e reaproveitar materiais

reaproveitar1

Não desperdiçar é a palavra-chave da prática de sustentabilidade, algo que no setor moveleiro é altamente possível. A ideia aqui é evitar o consumo desenfreado, reaproveitando os materiais para criação de outros produtos ou peças decorativas. Vale ainda ressaltar que devido a reutilização de materiais, a geração de lixo é bem menor – outro ponto a favor da preservação do meio ambiente.

Projetos sustentáveis para o cliente

ambiente-planejado-sustentavel

A fim de diminuir o impacto ambiental e demonstrar seu comprometimento com a causa, além das práticas sustentáveis que garantem o selo de verificação, ou seja, da garantia da origem e composição do objeto. Ainda há outras alternativas e soluções que você pode propor ao seu cliente.

Uma dessas opções é apostar na modularidade, onde você pode desenvolver projetos com peças intercambiáveis, as quais ofertam a possibilidade de trocar determinado item caso tenha defeito, evitando assim trocar todo o móvel e consequentemente gerando menos lixo.

Projetar produtos que asseguram mais durabilidade e resistência é outra excelente alternativa, pois o cliente poderá aproveitar os benefícios do objeto por mais tempo, enquanto você estará oferecendo mais qualidade e contribuindo com as pessoas e com o planeta.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.