
Visitas a Feiras Internacionais – Carlos Barros
Com mais de 30 anos de mercado, a Barros Decorações é uma marcenaria que se diferencia pela vanguarda de seus projetos, atende empresas conhecidas como a Livraria Cultura e renomados escritórios de design. Isto é fruto do perfil arrojado do proprietário Carlos Barros. Filho de marceneiro tradicional, Barros diz ter o sangue de marceneiro nas veias, mas decidiu potencializar a arte da marcenaria, buscando inspiração e conhecimento em visitas frequentes a feiras ao redor do mundo.
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Desde quando visita feiras internacionais?
Minha primeira visita aconteceu em 2001, no Salão de Móveis de Milão, onde voltei várias vezes. Também visitei a tradicional feira de Colônia na Alemanha, outras em Berlim e também fui para Shangai, na China.
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O que te motivou a visitar feiras internacionais?
O desejo em inovar e renovar os equipamentos que, via de regra,são obsoletos em nossas marcenarias.
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Você viajou sozinho ou em missão?
Em missões organizadas pela Siq Marketing, que através de visitas guiadas possibilitou ao grupo conhecer as tendências em matérias, cores, texturas com foco no design de mobiliário. Outra experiência importante viabilizada pela promotora foram as visitas a eventos paralelos e também em fábricas, o que sozinho não conseguiria, além de ir aos galpões de produção independente nos distritos de Tortona e Lambratte de Milão.
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Tudo que viu em termos de design pode ser incorporado pela marcenaria?
Não, principalmente nos galpões, a criação se manifesta independente da viabilidade industrial ou comercial, mas abre janelas para que o novo posso ser incorporado à produção comercial por empresas que querem conquistar novos nichos e atualização.
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O que mudou no seu negócio depois destas experiências?
A cara do negócio mudou para o novo, porque fazer o que todo mundo já faz não tem agregação de valor. É o que acontece com a maioria das marcenarias, que acabam sofrendo com a concorrência do móvel seriado.
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O que você diria para estas marcenarias?
Que o design agrega valor e não custo. Este tipo de visita possibilita acesso ao mundo novo de eficiência e tecnologia e mesmo pequenos podemos fazer diferente e que todos querem vender para nós independente de nosso tamanho.
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Estas experiências ajudam a fechar melhores negócios?
Óbvio que sim, porque quando você mostra que não ‘empurra madeira na máquina’ e planifica o trabalho, tem preocupação com a sustentabilidade, com as tendências mundiais e se atualiza ano a ano, isto confere segurança ao cliente na hora de comprar.
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Esta experiência facilita a parceria com arquitetos?
Muito, porque eles querem alguém que saiba do que está falando e não critique cores arrojadas, padrões novos e mudanças de paradigmas.
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Já recebeu convite para exportar por causa destas visitas?
Sim, um fabricante de cozinhas que tem operação aqui no Brasil quer que produzamos caixas de gabinetes. Foi uma janela que se abriu por networking.