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Você sabe o que é CRM? Entenda como implantar na sua marcenaria

O que é relacionamento com o cliente para você? É uma ligação? Uma resposta por WhatsApp
ou por e-mail? Ou, até mesmo, uma curtida de um comentário ou de uma foto nas redes
sociais da sua marcenaria? Pois saiba que é isto e muito mais!
Você já deve ter ido em alguma loja de roupas, por exemplo, e deve ter se perguntado: por
que nos fazem tantas perguntas pessoais no momento em que estamos efetuando o
pagamento? O que farão com a data do meu nascimento, o número da minha calça e o
endereço da minha casa? Agora você já tem uma resposta: isto é relacionamento! E,
atualmente, mais chamado de Customer Relationship Management (CRM), ou seja, a Gestão
de Relacionamento com o Cliente.
Quer saber mais sobre este conceito e como ele pode auxiliar a sua marcenaria no
relacionamento com os seus clientes e no seu processo de venda? Então, continue lendo este
texto.

O que é CRM?

Em sua definição prática, é um software que tem como função gerenciar e melhorar a relação
entre a empresa e seus clientes. Neste sentido, ele visa a satisfação e a fidelização por meio da
automatização e organização de processos, auxiliando na redução de custos e no aumento da
venda – e, consequentemente, no lucro da sua empresa.
Com ele, além de outras possibilidades, você poderá reunir em um só lugar todas as
informações que dizem respeito a quem compra seus produtos e serviços. Você poderá
analisar e gerenciar as interações com seus clientes, saber do que gostam e, com isso, ter a
oportunidade de antecipar suas necessidades, e ter maior assertividade na captação de outros
consumidores para a sua empresa.

Quais são os seus benefícios?

Ao reunir em um só lugar as informações sobre seus clientes, você tem a possibilidade de
enxergar o seu negócio de forma mais ampla. Seus funcionários poderão ter acesso às
informações a qualquer momento e em qualquer lugar, e isso te auxiliará a tomar decisões de
forma mais rápida, quando necessário. Esta funcionalidade também traz maior agilidade para a
comunicação entre a equipe, e a criação de processos mais eficientes. Todos estes benefícios
resultam em maior produtividade para o seu negócio.
Além disso, o CRM pode te auxiliar naquele momento de follow-up de venda. Mas, o que isso
quer dizer? Uma pessoa entrou em contato com a sua marcenaria pedindo o orçamento de um
espaço, mas acabou não fechando o negócio. Nesta hora você faz o que? É neste momento
que muitas empresas perdem possíveis clientes. Com uma ferramenta de gerenciamento de
relacionamento, você tem recursos para entender os motivos da desistência e como retomar,
o contato para que esta pessoa se torne um cliente efetivo.

Como implantar na sua marcenaria

Para começar, você deve procurar no mercado uma opção de CRM que seja adequada para o
seu negócio. Depois de contratar o serviço, é essencial que todos saibam mexer e entender
como a ferramenta funciona. Fique atento para um ponto importante: a partir do momento

que você decidir por esta implementação, é fundamental que você “compre a ideia” e use o
recurso, de forma a se tornar um exemplo para os demais.
Aí, é só começar a utilizar. Se você já tiver alguma planilha ou outro documento que reúna as
informações do seu cliente, é possível importar para a ferramenta. Caso não, inicie fazendo um
cadastro manual e registre nome, endereço, data de aniversário, compras realizadas, canais
preferidos para atendimento, preferências de produtos, entre outros itens que você julgar
necessário.
Um dos canais de contato com seus clientes é a rede social. Veja como utiliza-la na sua
marcenaria.

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