
Você produz para vender ou vende para produzir? Conheça as vantagens e desvantagens
Cada tipo de negócio escolhe a maneira que acha mais adequada para desenvolver seu trabalho. E isto pode variar de acordo com diversos fatores, como público-alvo, localidade, perfil do empreendedor e entre outros.
No caso das marcenarias, existem duas formas para o desenvolvimento e produção dos projetos e mobiliários de acordo com cada negócio: a primeira, em que a produção é realizada antes da venda, e, a segunda, em que processo de venda é realizado antes da produção. Estamos aqui para exemplificar que não existe certo ou errado, mas, sim, o que existem são vantagens e desvantagens para cada uma destas maneiras.
Quer saber quais são elas? Continue lendo o texto abaixo:
Você produz para vender
Neste cenário, sua marcenaria está focada em desenvolver projetos e mobiliários sem, previamente, receber uma demanda. Ou seja, você produz para um público “geral”.
O seu processo de contato com o consumidor começa primeiro com a produção de algum móvel, por exemplo, e, depois, a realização do processo da venda. Você oferece ao seu cliente algo que não, necessariamente, seja de seu interesse ou procura.
Confira as vantagens e desvantagens de produzir para vender:
Vantagens
Sua marcenaria se diferenciará das demais ao ter produtos a pronta entrega. Ao realizar a venda de um armário, por exemplo, seu cliente não precisará passar por aqueles dias de ansiedade para finalmente poder usufruir da sua compra. Você poderá fazer a entrega e a montagem logo após a finalização do negócio.
Desvantagens
Se você realiza a produção de determinado mobiliário, sem fazer o processo de venda primeiro, você precisa ter a consciência de que este produto tem a possibilidade de não ser vendido em um curto período de tempo.
Portanto, existe a necessidade que a sua marcenaria possua um espeço físico grande, caso seja necessário guardar suas produções até que sejam vendidas. Além disso, neste sentido, a sua marcenaria precisa ter um bom planejamento financeiro para que os gastos realizados para a produção de determinado móvel em um mês seja recompensado nos próximos, mesmo que você não faça a venda. Pode acontecer de seu produto ficar “encalhado” no seu galpão e você ter prejuízos.
Leia também:
· Os maquinários que não podem faltar na sua marcenaria
Você vende para produzir
Neste caso, a sua marcenaria e seus profissionais estão focados no processo de venda, ou seja, os esforços estão direcionados na captação de clientes e na produção de mobiliários de acordo com a demanda. Você não produz nada, antes de saber o que seu cliente quer.
Confira as vantagens e desvantagens de vender para produzir:
Vantagens
Se você optar por este modelo de negócio, a sua capacidade de personalização dos móveis será muito maior e a probabilidade de atingimento do objetivo também. Isto porque você desenvolverá algo muito próximo ao que o seu cliente precisa e tenha solicitado. Consequentemente, a possibilidade de seus serviços serem indicados para outras pessoas cresce e a quantidade de clientes também.
Outra vantagem é a possibilidade de previsão dos gastos da sua marcenaria. Ou seja, há maior segurança na compra de matéria prima e alocação dos recursos. Você comprará somente aquilo que realmente irá utilizar nos projetos, sem perdas e prejuízos.
Desvantagens
Ao contrário da primeira opção, seu cliente terá que esperar o desenvolvimento do projeto, a produção do mobiliário, a entrega e a montagem para que possa utilizar o móvel que mandou fazer na sua marcenaria. Portanto, a entrega rápida talvez não seja o diferencial do seu negócio.
Outro fator é que, neste caso, você não conseguirá prever algumas demandas, já que seus produtos acabados são totalmente diferentes uns dos outros, assim como seus clientes.
Analise estas opções e veja a que melhor se adequa e combina com o estilo de trabalho da sua marcenaria!
Aproveite e confira aqui 5 dicas para aumentar a eficiência nas suas vendas.
Você já conhece o nosso e-book “Como montar uma equipe de sucesso em sua marcenaria”? Baixe gratuitamente e confira as melhores técnicas para estruturar sua empresa, mudanças na legislação trabalhista e como ser um ótimo líder para a sua equipe.