Francisco Pereira – Marcenaria Eduardo Móveis
Com mais de duas décadas de mercado, a Marcenaria Eduardo Móveis nasceu da habilidade comercial do catarinense Francisco da Silva Pereira. A empresa, que começou pequena, e hoje conta com duas unidades em Florianópolis. Confira essa história!
Quando e por que você começou a trabalhar com marcenaria?
Começou em 1995. Eu sempre trabalhei com comércio, nas áreas de compra e venda. Naquele ano eu acabei negociando máquinas usadas na marcenaria. Fiz alguns testes com um marceneiro experiente e assim surgiu o negócio. Aos poucos adquiri outros utensílios e assim a empresa foi crescendo gradativamente. Atualmente contamos com 15 colaboradores, que vão de marceneiros a arquitetos e projetistas, e duas unidades. Eu estou mais à frente da parte comercial, mas é difícil me afastar totalmente da produção.
Seu nome é Francisco, mas a empresa se chama Eduardo…
Ela é uma homenagem ao meu filho, que nasceu em 2000.
Qual o diferencial do seu negócio?
Acredito que seja o tempo de mercado que temos em à concorrência da região. Também somos muito cuidadosos com acabamentos e com a qualidade dos produtos usados. Por exemplo, tem um tempo que trabalhamos apenas com MDF Ultra, que é mais resistente. Outro grande diferencial é o cumprimento dos prazos de entrega. Isso é, aliás, uma das grandes reclamações do setor: o descumprimento de prazos. Como sempre respeitamos as datas combinadas, acabamos nos tornando referência.
Vocês atendem algum nicho específico?
Nossos móveis são sob medida e atendem toda a linha residencial e alguns itens do comercial. Como contamos com uma equipe capacitada para projeção, 90% dos projetos executados aqui são desenhados pela empresa. Mas também realizamos projetos desenvolvidos por profissionais de fora.
Vivemos um momento de crise no país. A atual realidade econômica afetou vocês? Quais as medidas que a empresa tomou para enfrentar este período?
A crise nos afetou, sim. Temos bastante tempo de mercado, mas nunca passamos por um período tão complicado. Nosso número de vendas caiu um pouco, mas felizmente conseguimos manter todo o nosso quadro de funcionários e já começamos a sentir que as coisas estão melhorando.
Para sobreviver a esta crise, nós promovemos algumas parcerias com construtores e investimos na equipe de vendas. Fomos para a rua prospectar os clientes em vez de esperar que eles aparecessem em nossa porta.
Desde quando é parceiro da GMAD?
Somos clientes da GMAD há cerca de dez anos.
Como é essa parceria?
A GMAD é minha maior parceira para material de peso. Com a empresa compramos matéria-prima em grande quantidade e com isso conseguimos um valor diferenciado. Sempre priorizo direcionar minhas compras à GMAD, pois temos um bom relacionamento, um mix de produto que nos atende na maioria das vezes e bastante flexibilidade para negociar as condições de pagamento.
Como a GMAD beneficia seu negócio?
Na qualidade do nosso produto final, pois a GMAD trabalha com produtos muito bons. Além disso, a empresa sempre renova sua oferta, está sempre lançando novidades. Como temos um nicho de clientes muito exigente, é bom ter um parceiro como a GMAD, que acompanha a evolução do mercado.