Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

Adesivos Para Marcenaria

Várias são as opções de colas e adesivos fornecidos para marcenaria. Conhecer as principais características de cada um facilita o trabalho e torna o processo mais rápido. Por isso, neste post destacamos os principais tipos usados nas colagens de madeiras e acabamentos.

Acetato de polivinila (PVC):

É aquela cola branca que conhecemos dos tempos da escola. Por ter uma emulsão com água, a união das peças só se realiza quando a água evapora.

É excelente para materiais porosos, como madeira (baixa, média e alta densidade), laminados plásticos, em colagens estruturais e na montagem de móveis.

O PVA pode ser utilizado com os sistemas de prensagem a quente, a frio ou de alta frequência.

colas_e_adesivos_1

Adesivo de contato:

Proporciona colagens de alto desempenho, resistentes ao óleo, água, oxidação e à maioria dos produtos químicos.

É indicado para lâminas decorativas, laminados plásticos, couros, lambris, folhas de metal e tecido, além de diversos tipos de materiais sintéticos sobre materiais de base, tais como: madeira, compensados, aglomerados, concreto, cimento, entre outros.

São adesivos que devem ser aplicados em ambas as superfícies a serem coladas.

colas_e_adesivos_2

Cianoacrilato:

Este componente já foi usado para o fechamento de feridas a bala durante a Segunda Guerra Mundial, para o tratamento de tartarugas e para registrar impressões digitais em cenas de crimes.

Este é o componente principal das supercolas, e apesar de prático, dá pouca margem a erros (seca muito rápido). Para ser aplicada na marcenaria, um dos materiais colados não pode ser poroso. O outro pode ser metal, madeira, PVC, nobuk, papelão, etc.

Com este adesivo, é possível colar puxadores de gaveta e de portas de armário sobre o laminado plástico, bordas de laminados, frisos, acabamentos, couro, cerâmicas, borracha ou PVC.

colas_e_adesivos_3

Silicone:

À base de água, apresenta excelente aderência em madeira, vedando chapas de fibra diretamente no fundo do armário com facilidade e excepcional acabamento.

Este silicone também é especialmente indicado para o uso em lugares úmidos, tais como: cozinha, banheiro, box e pias, além de apresentar excelente resistência a fungos.

É o único que pode ser pintado após a secagem.

colas_e_adesivos_4

Resorcinol-formol:

Totalmente à prova d’água (fria ou fervente), resiste a diversos solventes orgânicos e fungos. Por esse motivo, é especialmente indicado para colagens de materiais em trabalhos navais, aeronáuticos, hidráulicos e outros que poderão ser expostos à ação da água e intempéries.

Também é indicado para colagens de madeiras tratadas com preventivos contrafogo e chapas duras. Para a sua utilização, é obrigatório misturar a resina e o endurecedor.

colas_e_adesivos_5

Resina ureia-formol:

Este adesivo fica bastante rígido após a colagem, apresentando alto desempenho para madeiras em geral, na fabricação de portas, divisórias, folheações, chapas de fibra e aglomerado.

Ele não é utilizado puro, sendo necessário misturá-lo com o extensor, endurecedor e água.

colas_e_adesivos_6

FONTES
http://tecnicasdemarcenaria.blogspot.com.br/2011/07/tipos-de-colas.html
http://genoquio.blogspot.com.br/2011/08/os-tipos-de-adesivo-usados-por.html
http://blog.fazedores.com/tipos-de-cola/

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.