All White
Quem quer garantir sucesso na decoração, pode apostar na predominância da cor branca. Em um primeiro momento, esta escolha pode parecer sem graça, mas se bem trabalhada garante sofisticação e versatilidade aos ambientes.
Espaço arejado e claro
O objetivo com este estilo é um espaço arejado e claro, o que é uma ótima ideia para locais menores e mais escuros, visto que o branco reflete a luz e deixa os lugares visualmente maiores.
Contraste com coloridos
Por ser um tom neutro, a mobília predominantemente branca permite utilizar elementos coloridos para gerar contraste – quebrando a monotonia e imprimindo personalidade.
Combinado com cores mais intensas, o branco equilibra o espaço, não permitindo que os tons se sobreponham e deixem a atmosfera carregada. Uma dica interessante é projetar armários totalmente brancos e abusar de cores nas paredes e objetos decorativos.
O resultado é um ambiente alegre e agradável.
Mesma paleta de cores
Se a ideia é optar por uma linha minimalista, pode-se ficar dentro da mesma paleta de cores – variando do off-white ao cinza.
Com esta tendência, podem ser aplicadas texturas diferentes em um mesmo cômodo, dando um aspecto aconchegante e tranquilo.
Decoração totalmente branca
Já a decoração totalmente branca exige ousadia. Afinal, se mal utilizada, a cor torna o ambiente frio e vazio. Mobiliário em linhas retas e o contraste entre acabamentos em laca brilhante e fosca deixam o local minimalista e moderno.
Para compor o espaço, apostar em objetos e pequenos móveis – como aparador, um nicho ou criado mudo – são escolha certa. Para que fique ainda mais contemporâneo é possível misturar padrões distintos, como estampas geométricas, às linhas retas dos móveis.
Seja qualquer uma das alternativas, o fato é que o branco é o tom mais versátil quando o assunto é design de interiores.
Atemporal, a cor combina com tudo e é prática para fazer mudanças de acordo com a estação do ano ou com a tendência vigente: para estar sempre na moda, basta trocar uma almofada, uma manta ou qualquer outro artigo. A mudança é instantânea e impede que os moradores “cansem” dos ambientes.