Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

Altura dos Móveis

Seja na hora da confecção ou da instalação dos móveis, é sempre importante estar atento às alturas de cada item. Mesmo para os planejados, cujos projetos são feitos exclusivamente para cada cliente, há algumas medidas padrão, que devem ser usadas como base para evitar erros e acidentes.

Untitled-1

Padrões

Quem explica o assunto para o blog é a arquiteta Fernanda Luíza de Moraes, sócia do escritório Toddo Arquitetura, de Florianópolis. “Existem padrões de ergonomia que consideram um padrão universal de medidas, mas apesar disto é sempre preciso considerar a altura do cliente. Se a altura especificada pela ergonomia ficar desconfortável, adaptam-se os móveis à estatura da pessoa para dar mais conforto”, pontua Fernanda.

Bancadas

Em cozinhas, a altura recomendada – já com o tampo – é de 90 centímetros de distância do chão. Porém para pessoas mais baixas pode-se trabalhar com 80 ou 98 centímetros enquanto que para mais altas, com 95 centímetros ou um metro.

Foto 1

Bancadas de escritórios ou mesas que usam cadeiras devem ficar de 70 a 73 centímetros distantes do piso. Já aquelas que são utilizadas com banquetas variam de um a 1,10 metro.

Foto 3

Armários aéreos e prateleiras

Nas cozinhas e escritórios, a medida padrão é de 1,55 metro acima do chão. “Mas pode variar de 1,40 a 1,60, se o cliente for mais baixo ou mais alto”, ressalta a arquiteta, lembrando que a profundidade máxima deve ser 40 centímetros, para evitar batidas com a cabeça.

foto 4

As alturas das prateleiras de decoração são definidas de acordo com a finalidade: exposição de decorações, estantes para livros etc., mas para home theater, por exemplo, elas ficam acima da televisão, então devem ser instaladas a 1,60 ou 1,70 metro”, explica.

Foto 5

Em dormitórios, sobre bancadas a altura padrão é de 1,50 metro. Já nas áreas de circulação, o móvel deve ser bem alto ou bem visível. “Colocamos estes armários a 1,50 metro do chão quando, por exemplo, o cliente quer valorizar objetos decorativos. É uma altura que permite visualizar bem o móvel e não esbarrar nele. Outra possibilidade é fazer as prateleiras bem altas, com 1,90 metro, assim as pessoas circulam por baixo delas. Este caso é muito usado para guardar livros.”

Televisores

“A altura das televisões é determinada pela altura da visão do telespectador, por isto as medidas para sala e quarto são diferentes”, ressalta Fernanda. Em salas, o centro do aparelho deve ficar a 1,20 metro do chão. Nos quartos, a base da TV deve ficar de 1,20 a 1,40 metro de altura. “Outra forma de medir é a partir da altura da cama, quando esta é fora do padrão. Neste caso, a base do televisor deve ficar 50 centímetros acima da cama”, finaliza a arquiteta.

foto 6

 

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.