Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

Co-living é oportunidade para marcenaria

Um dos trunfos da marcenaria é a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se a qualquer tendência. Prova disso é que, nos últimos anos, surgiu uma tendência que deve estar no radar dos profissionais da área: o co-living.

O co-living traz como premissa o conceito de viver em comunidade, agregando novos formatos e funções às casas. Atualmente, um grande nicho de mercado são os recém-formados, que buscam um bom lugar para viver, mas precisam ter um custo menor em moradia, sendo assim, a solução é compartilhar.

Essa tendência abriu espaço para empresas especializadas em compartilhamento de moradias, que normalmente oferecem cômodos já mobiliados e decorados. Isso demonstra que o conceito vem com tudo, portanto o jeito é saber mais sobre o co-living e assim poder expandir seus serviços para essas empresas.

Co-living Net de Rodrigo Aguiar na Casa Cor de Minas Gerais

Co-living e seu público

Uma forma de reforçar o conceito do co-living é através da ideia de substituir o “ter mais” por “usar melhor”. Apesar das semelhanças com uma república, o co-living é uma solução bem mais atrativa e eficaz que engloba outros fatores, como senso de comunidade, sustentabilidade, economia colaborativa, a chance de viver perto do trabalho e, para alguns, menos solidão.

Muitos desses empreendimentos de co-living têm unidades espalhadas pelas principais capitais do mundo, sendo opções ideais também para nômades digitais e cidadãos globais. Ao invés de pular de Airbnb em Airbnb, é possível escolher um lugar como base e circular pelos outros conforme a necessidade.

Outro público, que também tem se interessado pelo modelo de moradia, são pessoas um pouco mais velhas, com mais dinheiro e que querem mais espaço. A maioria está na casa dos 30 anos, são solteiros ou casados, sem filhos e acabaram de se mudar para uma nova cidade. Para eles, o co-living não é tanto uma solução financeira, mas sim uma busca por um senso de comunidade.

Consolidação

Com a promessa de um estilo de vida mais econômico e prático, esse tipo de empreendimento está em ascensão, segundo diversos estudos. De acordo com a consultoria imobiliária Cushman & Wakefield, estima-se que o mercado de co-living vale US$ 6,67 bilhões – valor que pode dobrar até 2025.

Um bom exemplo de empresa que se estabeleceu neste mercado, aliás, sendo pioneira no conceito é a Node. Ela oferece apartamentos que incluem cozinhas e salas, em que os ambientes são decorados com curadoria de designers. O compartilhamento fica a cargo de eventos promovidos pela empresa, como degustações de vinho, jantares de amigos, decoração de árvores de natal, shows de teatro e passeios em festivais de cinema.

A tendência também já aparece no Brasil, especialmente, nas metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo. Destaque aqui para as startups brasileiras, Housi, Yuca e Uliving, que oferecem a habitação como serviço dotado de tecnologia.

Bem, agora, que você sabe um pouco mais desse conceito, que tal se aproximar dessas empresas especializadas e oferecer toda a flexibilidade e qualidade que só uma marcenaria tem?!

Fontes:
https://www.archdaily.com.br/br/914917/o-que-significa-co-living
https://www.leilabittencourt.arq.br/portifolio/loft-coral-co-living/https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/03/nova-pensao-conheca-startups-de-coliving-com-apartamentos-compartilhados.html
https://www.casoca.com.br/blog/casacor-minas-coliving-net/

Leia também

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]