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Como usar o Instagram para alavancar suas vendas

Com 50 milhões de usuários ativos mensais no Instagram, o Brasil hoje é o segundo país que mais utiliza o aplicativo de compartilhamento de fotos no mundo. E segundo o próprio Instagram, que divulgou os dados, os números seguem crescendo – no mundo, cerca de um bilhão de pessoas têm suas contas por lá. E não há dúvidas de que há muito tempo o aplicativo deixou de ser apenas uma rede social para se transformar em uma ferramenta de trabalho. E ela pode te ajudar muito a alavancar suas vendas e chegar a novos clientes.

Como usar melhor o Instagram nos negócios?

Para começar, existem alguns preceitos básicos que podem ajudar caso você decida usar seu Instagram para negócios. Como essa é uma rede social essencialmente visual, preze sempre pela qualidade das imagens. Prefira sempre fotos claras e objetivas – e, claro, seja assíduo. É importante que sua conta seja atualizada pelo menos algumas vezes por semana, assim como os comentários e perguntas também devem ser respondidos.

Além disso, aproveite para alterar sua conta de pessoal para comercial – é possível fazer isso na aba de configurações. Assim, você terá acesso a dados exclusivos disponíveis apenas para as empresas. Você conseguirá descobrir de onde são seus seguidores, quais os dias e horários em que eles mais acessam o aplicativo e qual tipo de conteúdo mais gostam. Assim, você pode ir adequando seu conteúdo de forma a atingir públicos cada vez maiores.

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Feed x Stories

O Instagram conta com dois tipos principais de publicações – as do feed, ou seja, que ficam na sua timeline, e os stories (aquelas bolinhas que ficam na parte superior da tela). Aos poucos, vendo o retorno do seu público para suas postagens, você pode analisar o que funciona melhor na sua conta. Mas em geral, as fotos mais bonitas (de um projeto acabado) ou então um antes/depois impressionante (de uma reforma ou restauro, por exemplo) são tipos de conteúdos que funcionam muito bem no feed.

Já os stories, que são fotos ou pequenos vídeos de 15 segundos, podem ser a área ideal para mostrar aos seus seguidores como funciona seu processo de trabalho.

Lembre-se se também que os recursos de interatividade fornecidos pelo próprio Instagram são ótimos para engajar seus seguidores – faça enquetes, inclua a caixa de dúvidas ou até gifs divertidos se for o seu estilo. O aplicativo tem muitos recursos disponíveis e, aos poucos, é possível ir descobrindo e utilizando todos que fizerem sentido para você.

Apesar de sumirem em 24 horas, você pode selecionar os stories que quer que fiquem sempre disponíveis no seu perfil e criar um ‘destaque’ – são as bolinhas que ficam abaixo da descrição de uma conta, antes do início do feed.

Dica extra

Alguns aplicativos ou ferramentas já permitem agendamento de posts tanto no feed quanto nos stories. Para empresas, eles podem ser uma ótima opção, pois é possível utilizá-los também no computador, o que facilita na hora de responder mensagens e comentários. Os dois mais famosos atualmente são Postgrain (apenas para computador) e o Later (computador e aplicativo de celular).

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Venda online pelo Instagram

O Instagram também tem disponível um recurso voltado para quem quer vender seus produtos online diretamente pelo aplicativo. Essa funcionalidade ainda não é das mais simples, mas pode ser uma boa para ampliar seu leque de clientes. Em primeiro lugar, sua conta no Instagram precisa ser, obrigatoriamente, comercial. Além disso, você precisa ter também uma página do seu negócio no Facebook (mais informações aqui).

Na sua página do Facebook, você vai precisar configurar um catálogo online – isso pode ser feito pela aba ‘Loja’ da sua fanpage. Por lá, é possível adicionar as fotos e informações dos produtos que você deseja vender. Assim que esses produtos forem aprovados pela plataforma, você consegue linkar os produtos à venda na sua loja do Facebook nas postagens do Instagram – contanto que as duas páginas estejam conectadas. Um exemplo de passo a passo completo de como configurar a loja pode ser encontrado aqui.

Se você chegou até aqui e pretende usar as redes sociais como uma ferramenta de trabalho para sua marcenaria, aqui você encontra mais cinco dicas.

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