
Corrediças, dicas para melhor escolha!
Seja cozinha, quarto, escritório ou sala, praticamente todos os cômodos de uma casa necessitam de gavetas e armários que forneçam mais organização e praticidade.
E para facilitar o manuseio destes itens, influenciando diretamente em sua funcionalidade, são as corrediças.
No mercado, várias opções estão à disposição dos marceneiros, e isto pode deixá-lo confuso ao escolher qual modelo se adapta melhor ao seu projeto.
Abaixo, você confere as corrediças mais usadas, para que servem e quando são indicadas. Afinal de contas, conhecendo a finalidade de cada uma, os móveis funcionarão melhor e terão maior durabilidade, assegurando a satisfação dos clientes.
Telescópicas
Possuem rolamento em esferas de aço e estão alojados em caixas, impedindo que a poeira atrapalhe o movimento ou se acumule no rolamento.
São instaladas na lateral da gaveta, fornecendo maior aproveitamento do espaço dos armários. Estas corrediças também oferecem opções de cores, como zincado e zincado prata para móveis claros e zincado preto para mobiliário escuro – deixando a ferramenta mais discreta.
Elas também existem na versão mini e com amortecedores embutidos, que tornam sua vida útil mais longa. O peso suportado varia de acordo com a marca e com o tamanho.
Invisíveis
Exigem um recorte especial no fundo da gaveta para fixação e posicionamento da ferragem.
Com rolamentos em esferas de aço, as corrediças invisíveis, assim como as telescópicas, estão alojadas em caixas, e também podem ter pistão, com amortecedores e extração total e não total.
Por serem instaladas embaixo da gaveta, suporta peso bem mais elevado, torna o acabamento mais sutil e prolonga significativamente a vida útil do móvel.
Esta corrediça facilita a retirada da gaveta para limpeza e fornece deslizamento suave e silencioso, sendo indicadas para móveis de alto padrão.
Corrediças de roldana
Permitem a extração parcial da gaveta – mesmo quando aberta, parte dela fica dentro do móvel.
É a opção mais barata e simples para esta ferragem, e são normalmente usadas para móveis de baixo padrão.
Touch to open
São corrediças que possibilitam a abertura do móvel com apenas um toque. Este sistema é utilizado para fabricação de móveis sem puxadores, dos quais já falamos aqui (linkar com a matéria já existente no blog).
Elas são indicadas para projetos de alto padrão com estética minimalista e sofisticada, pois permite um acabamento mais refinado.