Dicas para proteger o seu estoque
A conservação do estoque é fundamental para a gestão de qualquer negócio, na marcenaria então todo cuidado é pouco para não ter prejuízos e muito menos problemas futuros.
Por ser uma empresa com produção sob medida, o ideal é que o estoque seja composto por menos itens. Portanto, é importante estocar apenas o que é sempre utilizado, como insumos que possam ser usados em diversos tipos de móveis ou aqueles que sejam raros e de difícil aquisição.
Leve também em conta o espaço, o orçamento e o giro rápido do estoque, sendo assim busque ter apenas o necessário e tome alguns cuidados para protegê-lo.
Para isso, confira algumas dicas de conservação que a Gmad trouxe para você!
Armazenagem e ventilação
O calor e a falta de luz são os grandes responsáveis pelos mofos e fungos que aparecem. Uma boa alternativa, para evitá-los, é manter janelas e portas abertas durante o dia, garantindo uma área bem iluminada e ventilada.
Já para a armazenagem, o ideal é guardar madeiras e MDFs longe da umidade, ou seja, onde haja circulação de ar entre elas. Já os produtos inflamáveis (thinner, verniz, selador) devem ficar longe de qualquer possível fonte de calor excessivo.
Espaço limpo
A sujeira é outro inimigo da conservação, seja de peças ou materiais. Então, tenha uma rotina de limpeza, evitando o acúmulo de poeiras e resíduos. Com isso, manterá seu estoque protegido, bem como a saúde dos profissionais.
Controle do estoque
Ter o controle do estoque também é fundamental para preservar os materiais, pois assim você sabe exatamente quais deles sempre precisa, evitando qualquer perda. Uma boa forma para isso é gerenciar seu estoque através de planilhas do Excel, colocando entradas e saídas, inventário e cadastro dos produtos. Além disso, existem ainda softwares específicos que realizam esse tipo de função.
Gostou das nossas dicas? Para ver mais, acesse: https://gmad.com.br/madcompen/blog/