Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

frisos_cozinha_gmad

Frisos: Importância de Dicas de Uso

Usados para dar destaque e valorizar projetos, os frisos suavizam a aparência do móvel e definem suas formas, transmitem sensação de limpeza e permitem uma decoração mais minimalista, sem a necessidade de incluir outros elementos.

A técnica é uma alternativa para aprimorar projetos e garantir a satisfação do cliente, e é usada por diversos motivos, mas principalmente para aumentar a sensação de profundidade e ajudar a “quebrar” a continuidade dos armários, o que torna o ambiente mais agradável e sofisticado. No entanto, para alcançar esses efeitos, a técnica deve ser bem aplicada.

COZINHAS

Nas cozinhas, por exemplo, a aplicação dos frisos pode substituir puxadores – neste caso o detalhe faz as vezes de cava. O sentido do traçado também é um importante fator a ser observado, pois impacta diretamente na percepção do ambiente.

frisos_cozinha_gmad

MUDANDO O SENTIDO DOS FRISOS

Quando vertical, dá a sensação de aumentar o pé direito, enquanto na horizontal amplia o espaço longitudinal. Já a combinação de ambos os sentidos vai definir muito mais o móvel, necessitando de mais espaço para ser percebido.

Este detalhe pode ser realizado de diversas maneiras. Por ser uma linha, tanto em reentrância quanto em saliência, o efeito pode ser obtido por meio de usinagem, distanciamento de materiais e aplicação de perfis de alumínio.

Independente da técnica aplicada, o friso se destaca em razão da sutileza das linhas e da simplicidade do efeito.

E é justamente por isso que exige precisão técnica tanto para sua produção quanto no momento da montagem do móvel.

frisos_sentido_gmad

FAZENDO O FRISO

Para realizar o detalhe por meio de usinagem, os equipamentos mais usados são tupias e máquinas CNC. Após a confecção do friso, feita com a máquina, seu acabamento pode ser feito com pintura, lâmina de madeira, verniz ou encaixando um perfil de alumínio ou plástico.

Normalmente o friso feito no móvel tem formato de U ou V, mas a proporção de largura e profundidade dependerá do tamanho do armário e do ambiente onde será inserido.

O detalhe sempre está associado ao tamanho da ferramenta (fresa) que será utilizada e quase sempre necessitará de algum tipo de acabamento, pois é o resultado de uma usinagem da superfície do painel.

frisos_sentido_gmad

A sobreposição de peças também é outra maneira de obter frisos em móveis, dispensando o uso de máquinas de usinagem. Essa técnica é o resultado da sobreposição de painéis com painéis ou de painéis com ripas de madeira, e esta técnica abre maiores possibilidades em dimensionamento e combinação de padrões.

Para isto, a recomendação é fazer com um fundo de 6mm e depois colar, intercalando painéis (já cortados em réguas) que podem ser 15 ou 18 mm, dependendo do tipo do móvel.

Para garantir a eficiência do projeto e definir se este detalhe harmoniza com os móveis é importante analisar bem o perfil do consumidor e seus objetivos.

Para ambientes que acumulam muita poeira, por exemplo, não é recomendado fazer esta aplicação. Contudo, quando for o caso, uma peça com frisos destaca a identidade do móvel e valoriza o ambiente como um todo.

Fonte: Revista eMobile, edição nº 100.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.