Grupo GMAD
Você está em:
Loja Madeireira Palowa
(31) 3394-7722

Blog Dicas

Iluminação de ambientes e a marcenaria

Seja natural ou não, a iluminação é um dos elementos mais importantes em projetos de interiores. A luz mexe com sentimentos e com humor, por isto deve integrar qualquer planejamento, sempre considerando a sensação que ela terá. “O efeito de iluminação é muito importante para cada ambiente. Mas deve-se atentar para sua função – se é trabalho ou descanso –, analisar o perfil de cada usuário e observar a decoração do ambiente”, alerta a arquiteta Maira Dolzan, do escritório Toddo Arquitetura, de Florianópolis.

ILUMINAÇÃO EM LED

Entre as tendências quando o assunto é luz, destaca-se no mercado a iluminação em LED. Mais econômica e durável, esta opção não emite radiação e não esquenta e, com isto, não danifica objetos como livros, por exemplo.

Foto 1

“Também podemos apostar no uso da iluminação dimerizável (quando é possível controlar a intensidade do brilho). Ela é fundamental para diminuir o consumo de energia e ideal para proporcionar diversas cenas no mesmo ambiente”, completa Maira.

Foto 2

ILUMINAÇÃO EMBUTIDA

A utilização de iluminação embutida nos móveis planejados tem duas funções: a decorativa e a funcional. A primeira é mais aconchegante, com temperatura de cor mais quente (2700 a 3000K). “Sua intenção não é de iluminar, mas criar um efeito, valorizando o armário, a decoração, um objeto estratégico e, consequentemente, o ambiente”, explica a arquiteta.

Já a funcional está relacionada com a estimulação da atividade física e mental. Em residências, é utilizada em cozinhas, lavanderias, escritórios ou outro tipo de ambiente que exige boa iluminação para a tarefa. A temperatura de cor é mais neutra (4000K) ou mais fria (6000K), dependendo da situação.

ARMÁRIOS

De acordo com a profissional, praticamente todos os armários podem receber iluminação, seja ela aparente ou dentro dele, com sistema de sensor de acionamento. “Em quartos, os guarda-roupas podem receber este sistema para iluminar as roupas. A técnica pode ser aplicada inclusive em gavetas”, exemplifica.

Foto 3

Em penteadeiras projetadas para maquiagem utiliza-se LED, pois é uma lâmpada que não esquenta não prejudica o processo, pois evita que as pessoas suem. O ideal é sempre buscar fonte de luz amarela, cuja cor seja próxima da luz do sol a fim de reproduzir fielmente as cores.

Foto 4

COZINHA

Em cozinhas, pode-se utilizar iluminação embutida nos móveis aéreos para iluminar a bancada de trabalho, pois a luz geral do ambiente geralmente projeta a sombra da pessoa no balcão. Nesse caso é usada lâmpada de cor fria, já que é uma área de manuseio de produtos. Em outros pontos do ambiente, pode-se apostar em luz branco-quente com fins decorativos.

Foto 5

CRISTALEIRA

Uma cristaleira pode receber iluminação tanto para efeito estético, valorizando o móvel, quanto funcional, para facilitar o manuseio dos objetos.

Foto 6

A arquiteta ressalta que geralmente a iluminação embutida é acionada independente da iluminação geral. “Projetamos dessa maneira até por uma questão de economia. Assim, as luzes em armários só são acionadas quando necessário enquanto no dia a dia, utilizamos apenas a iluminação geral dos cômodos, como já estamos acostumados a fazer. Dessa maneira, as luzes embutidas complementam o restante da iluminação, quando são funcionais ou quando o efeito é decorativo”, finaliza.

Leia também

quem-tem-um-parceiro-tem-sorte-promocao-gmad-2019

Quem tem um parceiro tem sorte – Regulamento da promoção

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE No 05.000856/2019 1 – EMPRESAS PROMOTORAS: Empresa Mandatária:
Razão Social: ASSOCIACAO DAS EMPRESAS DO GRUPO GMAD
Endereço: GAL CARLOS CAVALCANTI Número: 585 Complemento: SALA 03 Bairro: UVARANAS Município: PONTA GROSSA UF: PR CEP:84025-000
CNPJ/MF no: 14.066.270/0001-00 2 – MODALIDADE DA PROMOÇÃO: Assemelhado a Vale-Brinde. 3 – ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio Branco/AC Manaus/AM Feira de […]

praticas-de-gestao-de-negocios-podem-transformar-um-time-de-futebol-gmad

Práticas de gestão de negócios podem transformar um time de futebol?

Há muito vemos o mundo corporativo encharcar-se de inspiração ao contratar palestras de profissionais do esporte a fim de extrair lições que possam sacudir as práticas de gestão e liderança. E o contrário? Vale? O Jocelito Canto e Paulo Balancin, gestores do Clube, acreditaram nisso ao vislumbrar num dos empresários da sua comunidade um perfil pragmático, comprometido e orientado para resultados. […]

Aguarde...

Infomad GMAD

Ao preencher esse cadastro, o incluimos em nosso mailling para receber noticias GMAD. Não substitui o cadastro solicitado pela loja no ato da compra.